Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Papa Francisco nomeia cinco novos cardeais

30/06/17 às 15:30 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

"Jesus não os chamou para ser príncipes na Igreja, mas para servir como ele e com ele", advertiu o papa Francisco na quarta-feira, 28, em sua homilia, ao presidir um consistório público para a criação de cinco novos cardeais, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Na cerimônia, o papa fez a imposição do Barrete, a entrega do anel e a atribuição da diaconia (serviço). Os novos cardeais juraram fidelidade a Francisco e a seus sucessores. Servir como Jesus Cristo e com ele, disse o pontífice, é enfrentar a realidade da cruz, o pecado do mundo.

"A realidade são os inocentes que sofrem e morrem por causa das guerras e do terrorismo; são as escravidões que não cessam de negar a dignidade, mesmo na era dos direitos humanos; a realidade é a dos campos de refugiados, que às vezes lembram mais um inferno do que um purgatório; a realidade é o descarte sistemático de tudo o que já não é útil, incluindo as pessoas", afirmou o papa.

Os novos cardeais são Jean Zerbo, arcebispo de Bamako (Mali); Juan José Omella y Omella, arcebispo de Barcelona (Espanha); Anders Arborelius, bispo de Estocolmo (Suécia); Louis-Marie Ling Mangkhanekhoun, vigário apostólico de Paksé (Laos); Gregório Rosa Chávez, bispo auxiliar de San Salvador (El Salvador).

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

A nomeação de Rosa Chávez, de 75 anos, surpreendeu pelo fato de ser bispo auxiliar e assim ter passado à frente do arcebispo, a quem é subordinado. Francisco o fez cardeal não só por seus méritos pessoais, mas também por sua ligação com o arcebispo Oscar Romero, assassinado em março de 1980 por combater a violência e defender perseguidos políticos durante a ditadura militar em El Salvador. Declarado beato pelo papa atual, Romero deverá ser canonizado em breve. O processo de canonização já foi aprovado, só falta marcar a data.

O colégio cardinalício passa a ter agora 225 membros, dos quais 121 eleitores em conclave para a escolha de um novo papas e 104 não eleitores, por terem completado 80 anos de idade. Nunca tantos países - 83 atualmente - tiveram representantes no colégio de cardeais.

A Itália ainda tem o maior número de cardeais: 45 ao todo, sendo 24 eleitores. Por continentes, a Europa tem 108 cardeais (52 eleitores); a América Latina tem 41 (21 eleitores); a América do Norte, 20 (13 eleitores); a Ásia, 25 (17 eleitores); a África, 25 (14 eleitores); e a Oceania tem seis (quatro eleitores).

Brasil

O Brasil tem 10 cardeais, dos quais quatro eleitores: Sérgio Rocha (arcebispo de Brasília); Odilo Scherer (São Paulo); Orani Tempesta (Rio de Janeiro); e João Braz de Aviz (prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, em Roma).

Os cardeais não eleitores são: José Freire Falcão (Brasília); Geraldo Majella Agnelo (Salvador); Eusébio Scheid (Rio de Janeiro); Serafim Araújo (Belo Horizonte); Cláudio Hummes (São Paulo); e Raymundo Damasceno Assis (Aparecida).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá