Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Partido de Macron deve receber 75% dos assentos na Assembleia, diz pesquisa

16/06/17 às 09:35 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A República em Marcha (REM), partido recém-fundado pelo novo presidente da França, Emmanuel Macron, deve angariar entre 430 a 460 assentos do total de 577 cadeiras da Assembleia Nacional, diz uma pesquisa publicada nesta sexta-feira pelo instituto Odoxa sobre o segundo turno no país, marcado para o domingo.

Caso se confirme, a projeção dá ao partido do presidente com cerca de 77% dos assentos. O restante ficaria dividido entre as legendas de direita, notadamente o a coalizão liderada pelo partido Os Republicanos, do candidato François Fillon (entre 70 e 75 deputados) e os partidos de esquerda - cerca de 31 para a aliança liderada pelo Partido Socialista do ex-presidente François Hollande.

A Frente Nacional, da ex-candidata de extrema-direita Marine Le Pen, por sua vez, disputa entre um e seis lugares na Câmara Baixa do Parlamento francês.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

A disposição de uma maioria esmagadora, no entanto, pode mascarar "grandes fragilidades", afirmou o presidente do instituto, Gaël Sliman. Se por um lado, o REM pode ficar com assentos o suficiente para ficar indiferente mesmo ao posicionamento de seu aliado, o modem (que deve eleger cerca de 50 deputados), por outro, a qualidade dos eleitos pode trazer embaraços futuros ao presidente.

É provável que o partido "não tivesse como objetivo um número tão grande de eleitos", diz Sliman no relatório do Odoxa, o que faz com que muitos possam não reunir o necessário para o cargo. Esses candidatos "vão estar em situação de votar leis e explicar aos meios de comunicação suas opções em assuntos complexos, bem como se defender de possíveis investigações sobre seu passado profissional e pessoal".

Somado a esse fator, está a realidade de que a eleição possa não representar a vontade do eleitor francês mediano. "Com uma abstenção recorde de 50% a 56%, nossos cidadãos terão simplesmente "deixado acontecer" um tsunami ao qual não se sentem parte". Na mesma pesquisa, seis em cada dez entrevistados afirmaram que não gostariam de ver o En Marche! receber uma grande maioria na Assembleia. (Marcelo Osakabe)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá