Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Partido de Peña Nieto vence no Estado do México e impulsiona peso mexicano

05/06/17 às 12:55 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Com aproximadamente 98% dos votos apurados na manhã desta segunda-feira, o Estado do México terá Alfredo del Mazo, candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), do presidente Enrique Peña Nieto, como futuro governador. Mazo teve 33,68% dos votos contra 30,84% de Delfina Gómez, do Movimento de Regeneración Nacional (Morena).

A vitória de del Mazo apresenta um alívio para o partido de Peña Nieto antes das eleições presidenciais do próximo ano. A corrida pelo governo do Estado de México foi vista como referencial para o governo do presidente.

O resultado oficial deve ser divulgado nos próximos dias. No entanto, o líder de esquerda e fundador do Morena, Andrés Manuel López Obrador, rejeitou a apuração e afirmou que a rápida contagem da agência eleitoral estadual não era confiável. "Não aceitaremos esse resultado do PRI", disse Obrador, em uma declaração na TV. "Não aceitaremos essa fraude eleitoral", afirmou o líder, complementando que o Morena atuaria de forma responsável, não buscando a violência ou o confronto.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

O resultado favorável ao partido de Peña Nieto alavancou o peso mexicano, fazendo com que a moeda do México avançasse ao maior nível desde setembro na comparação com o dólar. "Embora a aprovação do presidente esteja atualmente em um único dígito, a votação de ontem é um bom presságio para as chances de seu partido se manter na presidência nas eleições do próximo ano", disse a Capital Economics. Às 12h27 (de Brasília), o dólar recuava a 18,3930 pesos mexicanos, de 18,6893 pesos mexicanos no fim da tarde de sexta-feira.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá