Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Pesquisa mostra Alberto Fernández vitorioso em 1º turno na Argentina

26/08/19 às 16:05 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Uma pesquisa do instituto Gustavo Córdoba & Asociados mostra que o oposicionista Alberto Fernández continua favorito a vencer em primeiro turno na disputa presidencial da Argentina. Excluindo-se votos em branco, Fernández e sua companheira de chapa, a ex-presidente Cristina Kirchner, aparecem com 53,2% das intenções de voto, enquanto o atual presidente, Mauricio Macri, recebeu 32,1% das intenções.

Em um distante terceiro lugar está Roberto Lavagna, com 7,4% das intenções. Caso se confirme esse panorama, Fernández vencerá no primeiro turno, em 27 de outubro. Sem se excluírem os votos em branco, Fernández tem 50,7% das intenções de voto e Macri, 30,1%.

A pesquisa do instituto ainda mostra como a imagem do atual presidente é ruim para os argentinos. Para 47,6% dos consultados, a imagem de Macri é "muito ruim" e para 15,1% deles, "ruim". No caso de Fernández, 39,1% dos eleitores pesquisados consideram sua imagem "muito boa", mas 22,8% a avaliam como "muito ruim".

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

A pesquisa foi feita entre 22 e 23 de agosto, com 1.200 eleitores argentinos. A margem de erro é de 2,83 pontos porcentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%, segundo o instituto, que publicou a íntegra do levantamento em seu site.

O instituto Gustavo Córdoba & Asociados afirma que o cenário das eleições primárias "parece ter se consolidado" e há inclusive um "vento favorável a Alberto Fernández, que lhe permitiu crescer em relação ao resultado obtido semanas atrás".

Em caso de um eventual segundo turno, Fernández aparece com 55,9% das intenções de voto e Macri, com 36,3%.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá