Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Primeiro-ministro reeleito diz que é hora de uma revisão constitucional no Japão

20/09/18 às 12:45 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, foi reeleito como chefe do Partido Liberal Democrático (PLD) nesta quinta-feira, 20, e deve liderar o país por mais três anos. O líder do partido governista é automaticamente eleito o premiê do país. A vitória pode permitir a Abe dar prosseguimento a seu plano de revisar a Constituição do Japão, embora os obstáculos para alcançar o objetivo permaneçam e carreguem consigo riscos políticos.

"É hora de fazer uma revisão constitucional", disse o primeiro-ministro no discurso de vitória.

Ele afirmou que está determinado a usar seu último mandato para perseguir seu objetivo político de dar fim à diplomacia japonesa do pós-guerra e garantir a paz no país. "Vamos trabalhar juntos para fazer um novo Japão", disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

A atual Constituição japonesa foi elaborada pelos Estados Unidos em 1947. Sua revisão é uma promessa do PLD desde que foi fundado em 1955, e uma meta que nenhum dos antecessores de Abe conseguiu alcançar. O premiê disse que espera apresentar uma versão preliminar da revisão constitucional a uma sessão parlamentar ainda neste ano.

Ele propõe adicionar uma cláusula ao Artigo 9, que proíbe ao Japão o uso de força na resolução de disputas internacionais. A mudança permitiria a existência de Forças Armadas no país, que atualmente são chamadas de Forças de Autodefesa.

Muitos conservadores veem a Constituição atual como uma humilhação imposta ao Japão, após a derrota na 2ª Guerra. Entre os críticos, estava o avô de Abe, Nobusuke Kishi, que serviu como primeiro-ministro de 1957 a 1960.

Mesmo sendo um projeto de longa data, a revisão constitucional não é unânime e ainda não é claro se o primeiro-ministro conseguirá votos suficientes para sua aprovação. Ele e os principais membros de seu partido querem apressar a revisão, enquanto a coalizão governista ainda detém dois terços dos assentos nas duas Casas parlamentares. A próxima eleição parlamentar está prevista para ocorrer entre junho e setembro do próximo ano.

Abe é primeiro-ministro do país desde 2012 e cimentou seu controle sobre o PLD, recebendo apoio dos conservadores por alcançar estabilidade e dar continuidade às políticas econômicas e diplomáticas. Com o terceiro mandato garantido, ele se tornará o líder que mais tempo passou no cargo em agosto de 2021.

Ainda assim, ele enfrentará desafios, como o envelhecimento e declínio da população, uma sucessão real e o aumento do imposto de consumo para 10%, que já foi adiado por duas vezes.

Além disso, o primeiro-ministro enfrentará preocupações com a segurança, decorrentes de ameaças nucleares da Coreia do Norte e da atividade militar chinesa, cada vez mais assertiva. Além disso, a intensificação do atrito comercial com os Estados Unidos pode abalar a amizade do país com a administração de Donald Trump.

Para a população, a Constituição é uma preocupação menor, se comparada com questões como remuneração, educação e os custos altos para cuidado infantil. E se a revisão da Constituição for rejeitada em referendo nacional, Abe provavelmente terá que renunciar ao cargo. Fonte: Associated Press

© Copyright 2023 Grupo Tarobá