Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Procurador-geral dos EUA nega conluio com a Rússia em campanha de Trump

13/06/17 às 17:20 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A possível interferência da Rússia nas eleições presidenciais dos Estados Unidos no ano passado voltou à tona nesta terça-feira, com o depoimento do procurador-geral, Jeff Sessions, no Comitê de Inteligência do Senado. Interrogado pelos senadores, Sessions negou a existência de um conluio entre a campanha do presidente Donald Trump com Moscou e disse que não há nenhum problema em relação à demissão do ex-diretor do FBI James Comey.

"A sugestão de que eu participei de qualquer conluio ou de que conheci qualquer ligação com o governo russo para prejudicar este país, que tenho servido com muita honra por mais de 35 anos, é uma mentira espantosa e detestável", disse Sessions antes de começar a ser questionado pelos senadores. O procurador-geral americano negou ter tido um encontro com autoridades russas no Mayflower Hotel e afirmou que nada "impróprio" ocorreu em suas reuniões com o embaixador da Rússia em Washington, Sergey Kislyak.

As conversas com o embaixador russo já haviam pesado sobre Sessions anteriormente, fazendo com que ele deixasse o comando das investigações sobre o caso Rússia logo no início do governo de Donald Trump. O procurador-geral, que comanda o Departamento de Justiça (DoJ, na sigla em inglês) afirmou não ter recebido nenhuma informação sobre as investigações do caso Rússia além do necessário.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Outro tema comentado por Sessions durante o depoimento foi a investigação do caso Rússia comandada pelo ex-diretor do FBI Robert Mueller. "Acho que não é apropriado demitir Mueller. Não tive nenhuma conversa com ele ainda, mas tenho confiança em seu trabalho", disse o procurador-geral. O movimento vem após relatos de que Trump poderia retirar Mueller das investigações sobre o caso Rússia.

Em um momento de ânimos exaltados, o senador democrata Ron Wyden afirmou que uma das respostas de Sessions não "passaria no teste". O procurador-geral, então, retrucou afirmando que estava ali fazendo um esforço para contar apenas verdades.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá