Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Protestos contra EUA e Israel reúnem milhares em vários países

08/12/17 às 10:30 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Palestinos entraram em confronto com as tropas de Israel na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, enquanto muçulmanos da Jordânia à Indonésia foram às ruas após as orações da sexta-feira para protestar contra o reconhecimento pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de Jerusalém como a capital de Israel.

Manifestantes queimaram bandeiras de Israel e dos EUA e lançaram pedras contra pôsteres de Trump. Na Cisjordânia, atearam fogo a pneus nas cidades de Ramallah e Belém. Palestinos lançaram pedras contra soldados, que responderam com gás lacrimogêneo e balas de borracha.

Também houve registro de confrontos na fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

Três palestinos, dois deles em Gaza, foram feridos por munição de verdade e 12 foram atingidos por fragmentos de balas de borracha, segundo o Crescente Vermelho e autoridades do setor de saúde. Dezenas de pessoas sofrem com a inalação do gás lacrimogêneo, disseram médicos.

Israel capturou o leste de Jerusalém na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e a cidade é o lugar mais sagrado para o judaísmo. Além disso, porém, ela abriga importantes templos muçulmanos e cristãos e os palestinos querem Jerusalém Oriental como sua futura capital.

Grupos políticos palestinos convocaram grandes protestos nesta sexta-feira na Faixa de Gaza, na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, os três territórios que os palestinos reivindicam. Além disso, em Gaza o Hamas convocou uma intifada (levante) contra Israel.

Houve protestos nas ruas também em vários países da região, como Irã, Indonésia, Malásia, Paquistão e Jordânia.

O primeiro-ministro do Líbano, Saad Hariri, afirmou que a decisão dos EUA "complica mais o processo de paz e representa um desafio adicional para a estabilidade de toda a região". Após uma reunião com Hariri, o presidente francês, Emmanuel Macron, pediu "calma e responsabilidade" neste momento. Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá