Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Reino Unido diz ter evidências de que Rússia desenvolveu agentes nervosos

18/03/18 às 17:15 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, disse neste Domingo que o país tem evidências de que a Rússia passou a ultima década desenvolvendo agentes nervosos secretamente para usar em assassinatos. De acordo com ele, isso seria uma violação a tratados internacionais que proíbem armas químicas.

"Temos provas de que a Rússia está investigando a entrega de agentes nervosos e criou e armazenou Novichok", disse Johnson em entrevista à BBC, referindo-se ao veneno que as autoridades britânicas dizem que foi usado na tentativa de assassinato do ex-espião russo Sergei Skripal.

A declaração de Johnson marca a mais recente escalada em uma crise diplomática entre Londres e Moscou. Skripal e sua filha, Yulia, ficaram gravemente doentes depois de serem encontrados caídos no banco de um parque na cidade inglesa de Salisbury no início deste mês. Os Estados Unidos, a França e a Alemanha se juntaram ao Reino Unido para culpar Moscou pelo ataque, que também deixou um policial ferido.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido disse que suas informações indicam que a Rússia produziu e armazenou a Novichok "na última década" como parte de um programa para desenvolver maneiras de usar agentes nervosos em assassinatos, em violação à Convenção sobre Armas Químicas". Ele não elaborou sobre a natureza ou origem das investigações. A Rússia nega estar por trás da tentativa de assassinato de Skripal.

O embaixador da Rússia na União Europeia, Vladimir Chizhov, disse neste domingo que a Rússia não teve nada a ver com os eventos em Salisbury. Em entrevista à BBC, Chizhov comentou que Moscou nunca produziu a Novichok e parou de produzir armas químicas em 1992. Ele afirmou, ainda, que a única maneira pela qual as autoridades britânicas poderiam ter identificado o agente nervoso usado no envenenamento tão rapidamente seria se tivessem amostras próprias. Fonte: Dow Jones Newswires.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá