Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Reino Unido tem a maior taxa de mortes ligadas à covid-19, destaca 'FT'

28/05/20 às 09:20 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O Reino Unido registra a maior taxa de mortes por pandemia do novo coronavírus entre os países que produzem dados comparáveis, de acordo com os números de "excesso de mortalidade". O levantamento feito com 19 países foi produzido pelo jornal britânico de economia Financial Times e publicado nesta quinta-feira, 28, também citando o Brasil. Pelo trabalho, os britânicos foram os mais atingidos pela doença, à frente dos americanos, italianos, espanhóis e belgas.

Pelos dados, o Reino Unido registrou 59.537 mortes a mais do que o normal desde a semana que terminou em 20 de março, indicando que o vírus matou direta ou indiretamente 891 pessoas a cada um milhão. "Nesse estágio da pandemia, essa é uma taxa de mortalidade mais alta do que em qualquer país para o qual existem dados de alta qualidade", salientou a publicação, lembrando que o número absoluto de mortes com base nos excessos no país também é o mais alto da Europa, perdendo apenas para os EUA em termos globais.

Na avaliação do aumento porcentual de mortes em comparação com os níveis normais, o Reino Unido é mais uma vez o mais atingido na Europa e está atrás apenas do Peru internacionalmente. Os números incluem todos os países europeus afetados pelo coronavírus e os períodos de comparação são de quando as taxas de mortalidade em países individuais ultrapassaram as médias de cinco anos. "O FT fez essas comparações pela primeira vez porque o nível de excesso de mortes em outros países europeus afetados, como Itália e Espanha, voltou perto dos níveis normais", explicou o diário, acrescentando que isso significa ser improvável que as taxas de mortalidade nesses países superem às do Reino Unido, a menos que sofram uma segunda onda de infecções.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

O Financial Times salientou que países como China, Brasil e Rússia sofreram um grande número de mortes durante a pandemia, mas que suas taxas de mortalidade estão muito abaixo das do Reino Unido porque o número de mortes é menor em comparação com suas populações, que são muito maiores.

Quarentena fundamental

Com os dados em mãos, o jornal chegou à conclusão de que o momento dos bloqueios em relação à propagação do novo vírus teve um efeito significativo no nível total de excesso de mortes. O periódico mencionou que países como Alemanha e Noruega, que impuseram restrições quando a propagação do vírus foi limitada, sofreram níveis muito mais baixos de mortes do que os do Reino Unido, onde o governo esperou mais tempo antes de iniciar a quarentena.

Um porta-voz do governo local disse que "é errado e prematuro tirar conclusões nesta fase" e que o excesso de mortes deve ser ajustado pela idade. "É claro que aprenderemos lições de nossa resposta a esse vírus, mas elas devem ser extraídas de uma análise internacional precisa no futuro", acrescentou o Número 10 de Downing Street.

A análise do FT mostra, porém, que o número de mortes em excesso no Reino Unido continua sendo o mais alto, independentemente de os jovens serem excluídos ou a análise ser limitada aos aposentados.

O jornal lembrou que excesso de mortes é reconhecido internacionalmente como a melhor maneira de comparar o desempenho dos países no tratamento de doenças infecciosas. O indicador é calculado contando todos os que morreram em um país e subtraindo o número médio de pessoas que faleceram no mesmo período nos últimos cinco anos. Portanto, calcula o número de pessoas que morreram diretamente de covid-19 ou indiretamente - por exemplo, se não puderam ou não quiseram procurar tratamento no hospital - e o dado não reflete diferentes regimes de teste para o vírus em diferentes países.

Chris Whitty, diretor médico do Reino Unido, chamou o excesso de mortes de "a melhor métrica". O primeiro-ministro Boris Johnson também já defendeu a medida no passado, mas, segundo ele, uma avaliação verdadeira só será possível ao final da epidemia. "Examinando a causa das altas taxas de mortalidade em alguns países, o vínculo mais forte parece estar entre a data do bloqueio de um país e o provável número de infecções que já existiam quando as restrições foram aplicadas", cogitou o veículo britânico.

Juntamente com EUA e Peru, o Reino Unido ainda registra um grande número de mortes em excesso, embora o número tenha diminuído acentuadamente desde o pico semanal de 12 mil em meados de abril. O Peru viu um grande aumento de mortes este ano em parte porque teve que combater outras doenças além do coronavírus, com seu sistema de saúde ficando sobrecarregado.

O Peru tem 1,6 leito hospitalar por mil pessoas, ou 40% abaixo da média global, de acordo com o Banco Mundial, e as autoridades de lá também enfrentaram uma epidemia de dengue ao mesmo tempo. No Reino Unido, o número de leitos hospitalares é de 2,8 por mil.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá