Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Roraima busca professores de espanhol

06/08/17 às 08:01 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A entrada de refugiados venezuelanos no Brasil pela fronteira em Roraima e a precária situação profissional encontrada por eles na capital do Estado, Boa Vista, levou a prefeitura da cidade a criar um programa público de educação que pode auxiliar na crise social e migratória, e, também, beneficiar as crianças da rede escolar municipal. Na próxima semana, a prefeita Teresa Surita (PMDB) deve apresentar à Câmara de Vereadores um projeto para adoção da língua espanhola nos currículos, atendendo aos alunos do ensino fundamental da 1.ª à 5.ª séries.

"Esse projeto permitirá a contratação de professores de espanhol para as crianças em todas as escolas municipais", disse, na sexta-feira, a procuradora-geral de Boa Vista, Marcela Medeiros. Pela proposta, devem ser contratados professores, brasileiros e estrangeiros, que apresentem formação e fluência em espanhol.

A medida foi antecipada pela prefeita em sua conta do Twitter durante a semana. "Vou inserir no curriculum de nossas escolas o espanhol e contratar professores venezuelanos que estão em Boa Vista e não conseguem emprego", escreveu a prefeita. "Inclua os professores formados em espanhol aqui no Estado. Há muitos esperando uma oportunidade. Inclusive eu", reivindicou Rute Rodrigues, respondendo à mensagem da prefeita na rede social.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Segundo a procuradora-geral do Município, a equipe trabalha para finalizar os detalhes do projeto com a expectativa de que a autorização legal, em regime de urgência, esteja pronta em setembro.

"Queremos que as contratações comecem o quanto antes", disse a procuradora. A proposta prevê também a contratação de professores-assistentes. Com isso, segundo a procuradora, a prefeitura espera ampliar a oferta de trabalho para os refugiados e facilitar, igualmente, a integração dos filhos dessa comunidade de imigrantes que está fugindo da crise na Venezuela. "Temos hoje 460 crianças venezuelanas da rede", justifica.

De acordo com Marcela Medeiros, a prefeitura tem cerca de 39 mil alunos matriculados. Ela ainda não calcula o total de crianças beneficiadas com o ensino da nova língua nas escolas. "Ainda não sabemos exatamente. Estamos trabalhando nisso", argumenta. "Mas acredito que temos uma oportunidade não só para trabalhar a integração dos venezuelanos, mas também de oferecer alternativa educacional para nossas crianças", disse a procuradora.

A Justiça de Roraima determinou recentemente que seja suspensa a cobrança da taxa antes exigida para que os venezuelanos registrassem pedidos de refúgio no Brasil. O valor, de cerca de R$ 300, era proibitivo para a maioria dos que chegam.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá