Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Sem estar doente, Trump diz tomar hidroxicloroquina

19/05/20 às 07:10 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O presidente americano, Donald Trump, fez uma revelação surpreendente na segunda-feira, 18, ao afirmar que está tomando hidroxicloroquina, um medicamento antimalária que divide os especialistas de saúde sobre sua eficácia no combate à infecção pelo novo coronavírus.

Destacando que teve o teste negativo para a covid-19 e que não tem sintomas da doença, Trump disse que toma o remédio "há cerca de uma semana e meia". "Eu tomo o comprimido todos os dias", afirmou, acrescentando que também ingere zinco preventivamente.

Questionado sobre os motivos da automedicação, pois não estando doente, ele disse que "porque eu acho que é bom". "Ouvi um monte de boas histórias. E se não for bom, eu lhe direi. Não vou me prejudicar com isso", disse ele a repórteres na Casa Branca. "Já existe há 40 anos para (combater) malária, lúpus, outras coisas. Eu tomo. Trabalhadores da linha de frente (contra o coronavírus) recomendam. Muitos médicos recomendam", disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

As evidências que mostram a eficácia da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19 são escassas e, no mês passado, a Food and Drug Administration (FDA), agência federal americana de controle de remédios e alimentos, desaconselhou o uso do medicamento fora de um ambiente hospitalar, apenas algumas semanas após autorizar de forma emergencial o uso do medicamento para os pacientes que estejam internados.

Trump tem feito propaganda frequente da droga como sendo um tratamento seguro e eficaz para o coronavírus. Segundo o presidente, "que diabos os pacientes têm a perder?".

O líder americano repetiu a tese na segunda-feira argumentando que "recebeu muitas cartas" de pessoas que apoiam o uso da droga. "Quero que as pessoas desta nação se sintam bem", disse Trump. "Não quero que eles fiquem doentes. E há uma chance muito boa de que esse remédio tenha um impacto, especialmente no início da doença."

Trump acrescentou que ele também está tomando zinco, além da hidroxicloroquina, "e tudo o que posso dizer é que, até agora, pareço estar bem". Para ele, "as pessoas deveriam ter permissão" para tomar o medicamento se quisessem.

OMS

Na mesma entrevista, o presidente dos EUA voltou a atacar a Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com Trump, a entidade é "uma marionete da China", reiterando as críticas sobre a gestão desta agência da ONU da pandemia do novo coronavírus. "Não estou contente. Eles nos deram um monte de maus conselhos."

Os Estados Unidos superaram ontem a marca das 90 mil mortes e 1,5 milhão de casos registrados de covid-19, segundo contagem da Universidade Johns Hopkins, que revelou um salto de 10 mil notificações pelo novo coronavírus em uma semana em todo o país, que hoje lidera o total de casos e óbitos em todo o mundo. (Com agências internacionais)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá