Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Senadores pressionam Trump sobre justificativa saudita para morte de jornalista

20/10/18 às 20:01 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Uma divisão emergiu neste sábado após a aceitação inicial do presidente dos EUA, Donald Trump, da resposta da Arábia Saudita sobre o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi. Senadores republicanos e democratas pressionaram por sanções e defenderam que o governo norte-americano faça sua própria investigação.

"A história que os sauditas contaram sobre o desaparecimento de Jamal Khashoggi continua a mudar a cada dia, por isso não devemos supor que a última história deles tenha crédito", disse o senador republicano Bob Corker, que preside o Comitê de Relações Exteriores do Senado. "Eles podem avançar por sua própria investigação, mas a administração dos EUA deve buscar sua própria e independente determinação de responsabilidade pelo assassinato de Khashoggi".

O senador republicano Lindsey Graham questionou a resposta saudita de maneira ainda mais firme. "Dizer que sou cético em relação à nova narrativa saudita sobre Khashoggi é um eufemismo", afirmou, em sua conta no Twitter. "É difícil encontrar esta última 'explicação' como crível."

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

Os democratas criticaram o governo Trump por não aplicar mais pressão à família real saudita. "Se alguma vez uma história cheira a encobrimento é essa", disse o senador Patrick Leahy. "Nosso país não deve ser cúmplice disso."

Os sauditas disseram nesta sexta-feira que Khashoggi, um crítico do governo que vivia nos EUA, morreu após uma briga no consulado da Arábia Saudita em Istambul, em 2 de outubro. Khashoggi estava no consulado para documentos relacionados ao casamento. A declaração saudita disse que 18 cidadãos sauditas estão detidos até os resultados finais de uma investigação.

Anteriormente, os sauditas haviam dito que Khashoggi deixou seu consulado vivo e que a Arábia Saudita compartilhava a preocupação com seu bem-estar. Lutou vigorosamente contra as afirmações da Turquia de que o jornalista havia sido morto nas instalações da Arábia Saudita.

A recepção cética dos legisladores sobre a nova narrativa contrastou com o tom mais tolerante de Trump, sugerindo que pode haver um confronto sobre como lidar com os sauditas, agora que eles atribuíram a morte de Khashoggi a uma briga seguida de um encobrimento, isentando o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.

Trump disse na noite de sexta-feira que o assassinato foi "inaceitável", mas considerou a resposta saudita crível e "um grande primeiro passo". Durante um evento no Arizona, ele ressaltou que a Arábia Saudita é uma aliada e que ele não queria desfazer acordos de armas lucrativos.

O presidente norte-americano viajou neste sábado a Nevada para um comício em Elko. Falando com repórteres após o evento, Trump disse que é possível que o príncipe herdeiro não soubesse sobre o assassinato, e que ele ainda estava tentando falar com ele. "Não estou satisfeito até encontrarmos a resposta", disse, acrescentando que consideraria as sanções, mas não as vendas militares. "Isso nos machucaria muito mais do que a eles."

Fonte: Associated Press

© Copyright 2023 Grupo Tarobá