Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Serviço Secreto diz não ter registros de gravação na Casa Branca de Trump

12/06/17 às 18:10 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O Serviço Secreto dos Estados Unidos afirmou nesta segunda-feira que não possui cópias ou transcrições de qualquer gravação realizada dentro da Casa Branca do presidente Donald Trump. A resposta da agência a uma requisição de liberdade de informação feita pelo Wall Street Journal não exclui a possibilidade de que gravações poderiam ter sido feitas por outro órgão.

O Serviço Secreto obteve sistemas de gravação dentro da Casa Branca para presidentes anteriores, entre eles dispositivos instalados no Salão Oval e na sala do gabinete a pedido do ex-presidente Richard Nixon e um sistema a pedido do ex-presidente John F. Kennedy.

A questão sobre um sistema de gravações da Casa Branca veio à tona há mais de um mês, após Trump aventar a possibilidade em uma mensagem provocativa no Twitter sobre James Comey, ex-diretor do FBI.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Nos últimos dias, Trump e Comey ofereceram relatos divergentes sobre se o presidente sugeriu ao subordinado em conversas privadas na Casa Branca o arquivamento da investigação sobre o ex-assessor de segurança nacional Mike Flynn.

Na sexta-feira, Trump manteve o mistério, ao dizer a repórteres na Casa Branca: "Eu falarei a vocês sobre isso talvez em algum momento no futuro próximo". Além disso, Trump disse que os jornalistas ficarão "muito desapontados quando souberem a notícia". Em reunião do gabinete nesta segunda-feira, Trump não respondeu a uma pergunta gritada por um repórter sobre se havia gravadores.

Questionado, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, afirmou que o presidente "deixou claro" na semana passada que "haverá um anúncio em breve" sobre o assunto.

O Serviço Secreto se pronunciou hoje sobre o pedido do Journal, que desejava obter acesso a qualquer registro feito após a posse de Trump. A agência diz que não há registros relativos a esse pedido. Gravações do tipo em geral estão sujeitas à Lei sobre Registros Presidenciais e são entregues à Administração de Arquivos e Gravações Nacionais no fim do mandato. Fonte: Dow Jones Newswires.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá