Serviço Secreto diz não ter registros de gravação na Casa Branca de Trump

Estadão Conteúdo
Mundo | Publicado em 12/06/2017 às 18:10

Foto: Divulgação

O Serviço Secreto dos Estados Unidos afirmou nesta segunda-feira que não possui cópias ou transcrições de qualquer gravação realizada dentro da Casa Branca do presidente Donald Trump. A resposta da agência a uma requisição de liberdade de informação feita pelo Wall Street Journal não exclui a possibilidade de que gravações poderiam ter sido feitas por outro órgão.

O Serviço Secreto obteve sistemas de gravação dentro da Casa Branca para presidentes anteriores, entre eles dispositivos instalados no Salão Oval e na sala do gabinete a pedido do ex-presidente Richard Nixon e um sistema a pedido do ex-presidente John F. Kennedy.

A questão sobre um sistema de gravações da Casa Branca veio à tona há mais de um mês, após Trump aventar a possibilidade em uma mensagem provocativa no Twitter sobre James Comey, ex-diretor do FBI.

Nos últimos dias, Trump e Comey ofereceram relatos divergentes sobre se o presidente sugeriu ao subordinado em conversas privadas na Casa Branca o arquivamento da investigação sobre o ex-assessor de segurança nacional Mike Flynn.

Na sexta-feira, Trump manteve o mistério, ao dizer a repórteres na Casa Branca: "Eu falarei a vocês sobre isso talvez em algum momento no futuro próximo". Além disso, Trump disse que os jornalistas ficarão "muito desapontados quando souberem a notícia". Em reunião do gabinete nesta segunda-feira, Trump não respondeu a uma pergunta gritada por um repórter sobre se havia gravadores.

Questionado, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, afirmou que o presidente "deixou claro" na semana passada que "haverá um anúncio em breve" sobre o assunto.

O Serviço Secreto se pronunciou hoje sobre o pedido do Journal, que desejava obter acesso a qualquer registro feito após a posse de Trump. A agência diz que não há registros relativos a esse pedido. Gravações do tipo em geral estão sujeitas à Lei sobre Registros Presidenciais e são entregues à Administração de Arquivos e Gravações Nacionais no fim do mandato. Fonte: Dow Jones Newswires.



Relacionados

Mundo | 19-08-2018 17:50

Primeiro-ministro do Paquistão promete reduzir gastos do governo e reforma ampla

Primeiro-ministro do Paquistão promete reduzir gastos do governo e reforma ampla

Mundo | 19-08-2018 08:55

Trump volta a negar conluio com Rússia e critica jornal

Trump volta a negar conluio com Rússia e critica jornal

Mundo | 18-08-2018 17:26

Jovem que empurrou amiga de ponte é indiciada e pode ser presa

Jovem que empurrou amiga de ponte é indiciada e pode ser presa

Mundo | 18-08-2018 16:40

Ex-jogador de críquete Imran Khan é empossado como premiê no Paquistão

Ex-jogador de críquete Imran Khan é empossado como premiê no Paquistão

PUBLICIDADE