Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Suspeito de espionagem, navio russo deixa o Brasil um dia antes do previsto

21/02/20 às 22:00 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Suspeito de espionagem nos portos internacionais, o navio oceanográfico e de pesquisa russo Yantar deixou, no começo da noite desta sexta-feira, 21, o Rio de Janeiro, onde estava desde terça-feira, 18, com destino a Lisboa. A informação foi confirmada pela Marinha, que passou os últimos dias em alerta devido à presença da embarcação na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Brasil. O navio tinha autorização para ficar até o dia 22 no País, mas foi embora antes.

O Centro Integrado de Segurança Marítima do Rio de Janeiro identificou o navio no dia 10, na costa brasileira, mas logo depois a embarcação "sumiu" do radar, e só reapareceu no dia 16, perto de uma área de cabos submarinos de internet, a 80 quilômetros do Rio.

Dois dias depois, o Yantar atracou no porto da cidade. Em reportagem do Estado, fontes militares levantaram a hipótese de que o equipamento AIS, que permite a localização do navio, pode ter sido desligado.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

Por meio de nota divulgada após a saída do Yantar, a Marinha informou que a autorização de estadia do navio no Brasil foi solicitada pela Adidância Militar da Rússia, e seguiu os protocolos vigentes para a movimentação de embarcações de guerra e de Estado estrangeiros nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB).

"Por suas características, o referido navio é acompanhado pela Marinha do Brasil, durante todo o trânsito nas AJB", destacou o comunicado. "Tal procedimento é adotado pela MB para todos os navios de interesse navegando por nossos mares e rios."

A identificação e os primeiros contatos com o Yantar foram feitos por meio de equipes de patrulha em avião da Força Aérea Brasileira e helicóptero do Marinha.

Na nota, a força destacou que o acompanhamento de navios e plataformas em trânsito e operação no litoral do País é feito 24 horas por dia, com o emprego de lanchas, navios e aeronaves. A embaixada da Rússia no Brasil não comentou sobre a presença do navio no País.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá