Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

The Guardian critica postura de Bolsonaro, Trump, Putin e Modi diante da pandemia

28/05/20 às 15:30 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O jornal britânico The Guardian publicou nesta tarde um editorial crítico às posturas e ações de alguns líderes mundiais em relação à pandemia da covid-19. O texto cita o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente da Rússia, Vladimir Putin e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Segundo o jornal, esses líderes prosperaram politicamente por meio de posturas intimidatórias e cederam à tentação de deixar a covid-19 seguir seu curso. Acabaram alcançados pela pandemia, "a qual não podem intimidar".

O primeiro trecho crítico do texto que traz a opinião da publicação é justamente sobre o presidente Jair Bolsonaro. Para o Guardian, o presidente brasileiro "rejeitou repetidamente os riscos do coronavírus, desafiou o conselho de seu próprio governo ao se encontrar pessoalmente com multidões de apoiadores e pressionou os Estados a reabrir salões de beleza à medida que o número de mortos aumentava". A publicação destaca que o Brasil já passou da marca de 25 mil mortos pela covid-19 e que os números da pandemia no País são "ainda mais chocantes" quando se lembra que o Brasil teve um "forte desempenho nas crises de saúde anteriores como a do HIV e do zika vírus".

Apesar de referir-se a Donald Trump como "amigo de Bolsonaro", o periódico cita o bloqueio imposto pelos Estados Unidos a viajantes que passaram pelo Brasil. Para o jornal inglês, Trump "falhou na preparação de seu país e agora pressiona para a reabertura, em um ato de desespero para que as condições econômicas melhorem até as eleições de novembro", nas quais Trump tentará a recondução ao cargo.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Sobre Putin, o Guardian chama a atenção para a reabertura econômica da Rússia mesmo em meio ao crescimento acelerado da taxa de infecções e diz que os números de mortos no país são "suspeitosamente baixos". Para o jornal, a explosão de casos de covid-19 na Rússia tem feito Putin sofrer prejuízos em sua popularidade, assim como vem acontecendo com Trump e com Bolsonaro.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, é criticado por uma "desastrosa falha" em atender as necessidades de milhões de trabalhadores migrantes quando foi imposto um rigoroso lockdown no país, o que levou a uma crise humanitária que acabou facilitando a disseminação da covid-10 pela Índia.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá