Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Theresa May recebe DUP para finalizar acordo sobre governo de minoria

13/06/17 às 10:25 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, deve se encontrar esta terça-feira com a líder do Partido Democrático Unionista (DUP, na sigla em inglês), o partido da Irlanda do Norte que pode dar aos conservadores um governo de minoria após o resultado eleitoral da semana passada.

May apostou em uma eleição antecipada na tentativa de alargar a base aliada no Parlamento. No entanto, os eleitores britânicos reduziram o número de cadeiras dos "tories", retirando deles a capacidade de governarem sozinhos o país.

A aliança com o partido liderado por Arlene Foster, no entanto, tem seus riscos. Entre eles, o acordo arrisca complicar a frágil paz na Irlanda do Norte, onde os governos britânico e irlandês agem como mediadores imparciais entre os grupos católicos e protestantes. O DUP é o partido protestante.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

O acordo também deve ter impactos significativos sobre o Brexit, elevando a possibilidade de que May tenha que perseguir uma relação mais próxima da União Europeia do que a defendida antes da eleição.

O DUP, que recebeu dez assentos nesta eleição, é um partido socialmente conservador que apoia a separação da UE mas deseja manter uma fronteira "sem fricção" com a República da Irlanda após o processo.

Este objetivo pode ser incompatível com as promessas anteriores de May, que incluem a saída do libre mercado ou do princípio de livre circulação na região.

O DUP também defende outros temas que vão de encontro com as pretensões conservadoras, como o fim dos cortes nos serviços públicos.

A Irlanda do Norte não tem um governo desde fevereiro, quando Sinn Féin, o partido católico que deseja a unificação com o país ao sul, deixar do governo de coalizão com o DUP. Fonte: Dow Jones Newswires.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá