Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vaticano assina acordo histórico com a China para nomeação de bispos

23/09/18 às 17:50 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O Vaticano e a China assinaram neste sábado, 22, um "acordo provisório" sobre a nomeação de bispos, um avanço no assunto que prejudicou por décadas as relações diplomáticas entre os dois e provocou uma divisão entre os católicos chineses.

O documento resolve um dos principais pontos de discórdia entre Pequim e a Santa Sé nos últimos anos, com o Vaticano concordando em aceitar sete bispos que haviam sido nomeados pela China sem o consentimento do papa Francisco.

O avanço surge quase 70 anos depois que a Santa Sé e Pequim romperam relações diplomáticas. A insistência de longa data da China de que deveria nomear bispos conflitava com a autoridade papal.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

O Vaticano disse que agora todos os bispos na China estão em comunhão com Roma, mesmo que a comunidade católica no país ainda esteja dividida entre os católicos que pertencem à Igreja oficial da China e os que são da Igreja que permanece leal ao pontífice.

"O papa Francisco espera que, com essas decisões, um novo processo possa começar e permitir que as feridas do passado sejam superadas, levando à completa comunhão de todos os católicos chineses", declarou o Vaticano em um comunicado.

Alguns católicos chineses se opuseram ao acordo, principalmente o cardeal de Hong Kong Joseph Zen, que havia chamado anteriormente a medida de venda daqueles que se recusavam a se unir à Associação Estatal Patriota de Católicos Chineses e pagavam o preço por permanecerem leais a Roma durante anos de perseguição.

Zen não respondeu aos pedidos por comentários sobre o assunto, mas em seu blog criticou a falta de detalhes do documento, incluindo a não menção do status de diversos bispos já nomeados pelo papa.

"Qual é a mensagem que esse comunicado transmite aos fiéis na China? 'Acreditem em nós! Aceitem esse acordo!'", escreveu ele, acrescentando que o texto é equivalente ao governo chinês dizer aos católicos "nos obedeçam, estamos de acordo com o seu papa".

O porta-voz do Vaticano, Greg Burke, indicou que o acordo servirá como um rascunho para a nomeação futura de bispos, que lideram os fiéis em suas dioceses. Ele disse a jornalistas que o objetivo "não é político, mas pastoral, permitindo que os fiéis tenham bispos que estejam em comunhão com Roma e, ao mesmo tempo, sejam reconhecidos pelas autoridades chinesas".

O número 2 do Vaticano indicou que o papa e as autoridades chinesas aprovariam conjuntamente as novas nomeações de bispos. "O que é necessário agora é unidade, e um novo impulso: ter bons pastores, reconhecidos pelo Sucessor de Pedro (papa Francisco) e pelas autoridades civis legítimas", afirmou o cardeal Pietro Parolin.

Um oficial do Vaticano disse mais cedo neste ano que o acordo permite que o papa vete efetivamente futuras nomeações de bispos por Pequim. O funcionário, que pediu anonimato em razão das negociações diplomáticas envolvidas, descreveu o texto como o melhor arranjo que a Santa Sé poderia alcançar agora.

A natureza provisória do acordo deixou aberta a possibilidade de mudanças. O Vaticano descreveu o documento como "fruto de uma aproximação gradual e recíproca", resultado de um "longo processo de negociação cuidadosa".

Diplomacia e liberdade religiosa

Enquanto o acordo pode ajudar a pavimentar o caminho para retomar as relações diplomáticas entre o Vaticano e a China, e para uma possível viagem de Francisco ao país, também deve provocar a ira dos católicos que defendem vigorosamente que a Santa Sé mantenha um posicionamento linha dura no que diz respeito aos 12 milhões de fiéis chineses.

O acordo foi assinado em Pequim durante um encontro entre o vice-ministro das Relações Exteriores da China, Wang Chao, e o subsecretário do Vaticano para assuntos de Estado, Monsenhor Antoine Camilleri.

Em Pequim, Chao disse que a "China e o Vaticano continuarão a manter diálogo e avançar com o processo para melhorar as relações entre os dois lados". Ainda assim, mesmo Pequim demonstrando o desejo de melhores relações com a Santa Sé, o documento foi assinado tendo como pano de fundo uma repressão chinesa às religiões.

Sob a presidência de Xi Jinping, o líder mais poderoso da China desde Mao Tsé-tung, os fiéis viram sua liberdade religiosa encolher. Especialistas e ativistas afirmam que conforme Xi consolida seu poder, promove a mais sistemática supressão do Cristianismo desde que a constituição chinesa permitiu a liberdade religiosa em 1982. O presidente tenta implementar em todas as religiões do país "características chinesas", como lealdade ao Partido Comunista.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá