Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vaticano: Papa Francisco aceita renúncia de arcebispo de Santiago

23/03/19 às 15:45 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O Papa Francisco destituiu hoje o cardeal Ricardo Ezzati como arcebispo de Santiago, capital do Chile, depois que ele foi colocado sob investigação criminal de abuso sexual, em meio ao escândalo que atinge o país sul-americano com denúncias de abuso e encobrimento por parte da igreja.

Francisco aceitou a renúncia de Ezzati e nomeou um substituto temporário para governar a arquidiocese mais importante do Chile: o frade capuchinho espanhol e atual bispo de Copiapó, dom Celestino Aos Braco.

Em um comunicado pedindo orações por seu novo emprego, Braco reconheceu as dificuldades à frente, ressaltando "luz e trevas, sucesso e deficiências, feridas e pecados" da igreja de Santiago. Mas o sacerdote também enfrentou acusações de acobertamento depois que um ex-seminarista o acusou de ajudar a atrasar as investigações de suas denúncias anos atrás.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Ezzati, de 77 anos, havia apresentado sua renúncia a Francisco há dois anos quando atingiu a idade compulsória de aposentadoria de 75 anos. Mas o papa o manteve, e Ezzati se tornou objeto de fortes críticas por parte das vítimas de abusos.

Na sexta-feira, um tribunal de apelações no Chile permitiu que os promotores continuassem investigando Ezzati por um suposto encobrimento, rejeitando sua moção para rejeitar o caso e se retirar da investigação, informou a mídia chilena. Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá