Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vaticano sente "vergonha e tristeza" pelos abusos sexuais na Pensilvânia

17/08/18 às 08:59 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Vaticano quebrou ontem (17), o silêncio sobre o relatório do júri da Pensilvânia que detalha décadas de abusos sexuais de padres católicos, bem como o encobrimentos por parte dos bispos, classificando as acusações de "criminosas e moralmente repreensíveis".

"Em relação ao relatório tornado público, na Pensilvânia, esta semana, há duas palavras que expressam os sentimentos que esses crimes horríveis nos provocam: vergonha e tristeza", disse Greg Burke, diretor de comunicação do Vaticano, reafirmando o que disse em casos semelhantes: "A Santa Sé condena inequivocamente o abuso sexual de menores."

Este responsável acrescentou que as vítimas devem saber que o Papa está ao lado delas: "Aqueles que sofreram são sua prioridade, e a Igreja quer ouvi-los para erradicar este trágico horror que destrói as vidas dos inocentes."

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Roma viveu uma semana negra, com o Papa Francisco a enfrentar crises sobre o abuso sexual em vários continentes, da Austrália à América Latina. O próprio Papa ainda não comentou as acusações que constam no relatório da Pensilvânia, mas há na América quem defenda, tanto entre católicos liberais como até conservadores que se devia pressionar o Papa a responder ao relatório do grande júri.

Segundo o relatório, e com base documentos internos de seis dioceses católicas da Pensilvânia, mais de 300 "padres predadores" foram acusados de abusar sexualmente de mais de mil crianças. Ainda citando o documento, a imprensa norte-americana revelou que algumas das crianças "foram estuprados por via oral, vaginal ou anal". Atos, que segundo o júri foram escondidos pela igreja como "um manual para esconder a verdade".

"Os abusos descritos no relatório são criminosos e moralmente repreensíveis", disse Burke. "Foram atos de traições de confiança que roubaram a fé e a dignidade aos fiéis. A Igreja deve aprender lições difíceis com o passado, e deve haver responsabilidade tanto para os agressores quanto para aqueles que permitiram que o abuso ocorresse", disse diretor de comunicação do Vaticano.

Burke observou ainda que que a maioria das acusações remonta a antes de 2002, quando os bispos católicos dos EUA ainda não tinham adotado as reformas da Igreja Católica nos EUA, que passou a expulsar da igreja os abusadores.

Diário de Notícias

© Copyright 2023 Grupo Tarobá