Paraná

MP incentiva população de Luiziana a plantar “cortina verde”

14 ago 2018 às 14:17

A população de Luiziana, no Centro-Oeste do Paraná, é convidada pelo Ministério Público do Paraná a participar, nesta quarta-feira, 15 de agosto, do Dia de Campo, destinado a implantação da chamada “cortina verde” no município. Duzentas mudas de árvores formarão faixa de proteção ambiental que cercará a região.

A ação, que busca diminuir a exposição indireta da população de centros urbanos aos agrotóxicos, é desenvolvida pela Coordenação Regional da Bacia Hidrográfica do Alto Ivaí (projeto estratégico do MPPR na área ambiental), com diversos apoiadores.

Cortina Verde – Fatores como a dispersão pelo vento e a contaminação da água e do solo fazem com que os agrotóxicos atinjam áreas maiores do que as culturas para as quais se destinam, no chamado “efeito deriva”, que coloca em risco residências e locais próximos a escolas e postos de saúde. A criação da chamada “cortina verde”, faixa de proteção vegetal formada por duas linhas de árvores e arbustos, é uma forma de atenuar esse efeito e contribuir para a qualidade de vida da população.

MPPR

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá