Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Professores e funcionários da educação encerram greve

04/12/19 às 17:02 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Professores e funcionários de escola em greve realizaram uma assembleia na tarde desta quarta-feira (4), em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, e encerraram a paralisação, mas mantiveram o estado de greve.

A assembleia autorizou a categoria a realizar nova paralisação e mobilização caso seja anunciado mais algum ataque ainda este ano. Também aprovou orientação para que os educadores deixem de usar equipamentos particulares, como o celular, para lançar notas e registrar presença dos estudantes.

A decisão foi tomada após uma manobra acordada entre o governador Ratinho Junior e deputados aliados para votar alterações nas regras de aposentadoria do funcionalismo estadual sem diálogo e em regime de urgência.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

A sessão plenária desta quarta foi transferida para a Ópera de Arame. O acesso ao local foi bloqueado pela Polícia Militar. Sem o acompanhamento da população, as propostas do governo, uma emenda à Constituição (PEC) e dois projetos de lei, devem ser aprovadas.

“É um golpe contra a nossa Constituição, contra a população e contra os servidores. O autoritarismo do governo e de seus aliados não tem limites e não iremos nos calar”, criticou o presidente da APP-Sindicato, Hermes Silva Leão.

De acordo com as lideranças sindicais e a bancada de oposição, a Mesa Executiva da Alep não respeitou o Regimento Interno da Casa. A norma determina um intervalo de cinco sessões entre a primeira e a segunda votação de propostas de emenda à Constituição.

Para atender o pedido do governador Ratinho Junior, o presidente da Alep, Ademar Traiano (PSDB), anunciou que vai dispensar a regra regimental e votar a PEC em primeiro e segundo turno e, ainda, a redação final, tudo nesta quarta-feira. 

Pela proposta, Ratinho Junior quer subir de 11% para 14% a alíquota de contribuição, inclusive dos aposentados e pensionistas, e aumentar a idade mínima para 65 anos para homens e 62 anos para mulheres se aposentarem. 

“Os mais baixos salários são os que mais irão ter desconto e ainda terão que trabalhar mais. Até dos aposentados o governador quer cobrar contribuição”, denunciou o presidente da APP-Sindicato..

Deputados da oposição questionaram Traiano sobre as irregularidades. Ele não acatou os pedidos e sugeriu que os parlamentares contrários à sua decisão procurem a Justiça.


Prédio desocupado

Mais cedo, servidores que estavam acampados no interior da Assembleia Legislativa desocuparam o espaço. Na saída, foram ovacionados pelos demais que se encontravam na Praça. 

“Desocupamos e vamos denunciar o absurdo que ocorre na Ópera de Arame nesta tarde. O governador assumiu um caminho de ataque aos que prestam serviço para a população de conta com o apoio da maioria dos deputados, infelizmente”, disse o presidente da APP-Sindicato.

A ocupação teve início na tarde ontem, após o funcionalismo ser impedido de exercer o direito de acompanhar a reunião dos deputados. Houve confusão na tentativa da Polícia Militar de impedir o acesso ao prédio. Servidores ficaram feridos e outros, que foram atingidos por spray de pimenta, passaram mal. Todos passam bem.


Pauta

Iniciada na segunda-feira (2), a greve dos trabalhadores da educação teve adesão 80% das escolas estaduais. Além da retirada dos projetos que alteram as regras da aposentadoria, os educadores também reivindicam a manutenção do Ensino Médio noturno e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em recente comunicado, a Secretaria de Educação anunciou o fechamento de turmas dessas modalidades em todo o estado.

Fonte: APP Sindicato

© Copyright 2023 Grupo Tarobá