Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Abelhas atacam caminhoneiro dentro da cabine durante viagem; veja vídeo

23/04/18 às 09:41 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Um caminhoneiro de Guarapuava, que trafegava no domingo (22) com sua carreta pela BR-272 com destino ao estado de Minas Gerais, quando teve o veículo de carga invadido por abelhas no trevo de distrito de João Vieira, na divisa de Cruzmaltina com Faxinal. Uma equipe dos Bombeiros (Defesa Civil) de Faxinal foi acionada e após muito trabalho, foram retiradas todas as abelhas e o motorista seguiu viagem. 

O motorista não levou nenhuma ferroada e seguiu viagem para Minas Gerais após a finalização do trabalho dos Bombeiros.

Como não ser atacado

Leia mais:

Imagem de destaque
URGÊNCIA

Hemepar pede doações de sangue em todo PR; saiba como ajudar

Imagem de destaque
PRIMEIRO BIMESTRE

Comércio paranaense cresceu 6,9% nos primeiros meses de 2024, melhor resultado do Sul

Imagem de destaque
CERIMÔNIA CIVIL

Casamento comunitário é realizado na Cadeia Pública de Paranavaí

Imagem de destaque
NORTE E NOROESTE

Com investimento de R$ 20,6 milhões, Copel coloca em operação três usinas solares

De acordo com os Bombeiros, o calor favorece o surgimento de enxames e, como consequência, os ataques são mais comuns. Para evitar acidentes é importante entender um pouco sobre elas, bem como saber como proceder em casos de picadas e enxames nas residências.

Segundo especialistas,  abelhas nem sempre possuem um comportamento agressivo. Quando elas estiverem enroladas em uma árvore, por exemplo, pode ficar do lado que não acontece nada, a não ser que batam nelas. Uma situação que pode deixá-las perigosas é quando elas se instalam em locais de temperatura alta e o mel acaba derretendo e caindo. Ela imagina que estão querendo roubar o mel e isso à deixa agressiva. Se elas estiverem agitadas, as avelhas devem ser levemente molhadas com uma mangueira em “chuveirinho”, pois assim os insetos ficam mais calmos e se agrupam.

 O Ministério da Saúde lista em seu site uma relação de cuidados que podem evitar acidentes. Sons, odores e cores merecem um destaque especial: sons de motores de aparelhos de jardinagem, por exemplo, exercem extrema irritação em abelhas; no campo, o trabalhador deve atentar para a presença de abelhas, principalmente no momento de arar a terra com tratores; cores berrantes em geral e odores exercem alta atração sobre esses animais, desta forma, em regiões com alta atividade de abelhas, é importante evitá-los.

Em caso de acidentes é importante saber como proceder, levando em consideração o número e o local das picadas. Se a picada for na região do pescoço ou dos lábios, por exemplo, a reação pode ser mais grave por prejudicar a capacidade respiratória.

Alerta

O Ministério da Saúde alerta que, caso o acidente tenha sido causado por um grande número de picadas, o acidentado deve ser levado com urgência à um posto de saúde. Se possível, os ferrões podem ser removidos e compressas de água fria podem aliviar a dor. Não há soroterapia para o caso de acidentes por abelhas e o tratamento é sintomático.

(TN Online)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá