Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Acamop defende isolamento social dos grupos de risco no combate ao coronavírus

26/03/20 às 09:50 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em nota divulgada no final da tarde de ontem (25), a Associação das Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná (Acamop) se manifestou oficialmente sobre a pandemia do novo coronavírus. Para a entidade,o momento exige unidade das instituições democráticas brasileiras.

Entre as principais medidas a serem determinadas, a Acamop defende o fortalecimento do Estado e o isolamento das pessoas dos grupos de riscos, como idosos, diabéticos, cardíacos, hipertensos, portadores de doenças respiratórias e outras enfermidades crônicas.

“As pessoas necessitam ficar em casa e seguir as orientações sanitárias, enquanto o Estado deverá adotar ações severas no combate à doença e garantia de renda mínima aos trabalhadores eabastecimento”, afirma a nota, que é assinada pelo presidente daAssociação, o vereador rondonense Ronaldo Pohl.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

De outra parte, a Acamop propõe a moratória na dívida pública dos municípios com os bancos, com o Estado e a União. 

Para exemplificar a importância dessa medida, a entidade cita o município de Cascavel, cuja dívida pública representa 7% de todos os recursos da Saúde. 

“Em números absolutos, o Município desembolsa R$ 22 milhões anualmente em pagamento de dívidas”, garante o texto.

Para a Acamop, “a saúde e a vida das pessoas são mais importantes que os juros e as amortizações de bancos privados e públicos”.


Confira a íntegra da nota:

Nota da Associação das Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná - ACAMOP

A crise de saúde pública causada pela pandemia mundial do novo coronavírus exige unidade das instituições democráticas do nosso país e, sobretudo, requer a adoção de diversas medidas de combate doença, defesa da população e dos direitos e garantias fundamentais assegurados no artigo 5º, 6º e 7º da nossa Constituição Cidadã.

Acima de tudo, o momento é de priorizar a saúde de todas as pessoas, especialmente, aqueles e aquelas considerados casos deriscos pelos nossos pesquisadores, médicos e profissionais de saúde em geral. São os idosos, diabéticos, cardíacos, hipertensos,portadores de doenças respiratórias e outras enfermidades crônicas.

Para vencer o vírus, duas medidas urgentes precisam ser adotadas,quais sejam, o isolamento dos grupos de risco e o fortalecimento do Estado. As pessoas necessitam ficar em casa e seguir as orientações sanitárias, enquanto o Estado deverá adotar ações severas no combate à doença e garantia de renda mínima aos trabalhadores e abastecimento. Para tanto, o Estado precisa de recursos,especialmente, nos Municípios.

Dentre outras medidas, propomos como urgente e necessária uma moratória na dívida pública dos municípios com os bancos, com o estado e a União. A título de exemplo, Cascavel, um dos municípios mais ricos do Oeste do estado, a dívida pública representa anualmente 7% de todos os recursos da saúde ou, em números absolutos, o Município desembolsa R$ 22 milhões anualmente em pagamento de dívidas.

Com a moratória e com esses recurvos em caixa, todos os Municípios do Oeste do Paraná poderão assegurar melhor atendimento aos doentes, adquirir equipamentos, contratar profissionais de saúde e garantir renda mínima aos trabalhadores durante a pandemia e assegurar o abastecimento.

A suspensão da dívida deve suspender também a incidência de juros remuneratórios, juros de mora e multas contratuais, além de compreender todo o período da pandemia e o tempo necessário para a recuperação da economia dos municípios. Nesse sentido é necessário que fortaleçamos as políticas públicas em nossos municípios, em especial, aquelas voltadas aos mais vulneráveis de nossa sociedade. A saúde e a vida das pessoas são mais importantes que os juros e as amortizações de bancos privados e públicos. 

A ACAMOP aproveita para renovar seu compromisso com todos os municípios e cidadãos do Oeste do Paraná e seguirá ao lado dos que mais necessitam de governo neste grave momento. 


© Copyright 2023 Grupo Tarobá