Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ação no Palácio Iguaçu une lideranças por conscientização sobre o autismo

05/04/21 às 18:13 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Noventa peças formam o quebra-cabeça que uniu autoridades do Paraná em prol da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista, nesta segunda-feira (5). Em uma ação organizada pela Superintendência Geral de Ação Solidária do Governo do Estado (SGAS), o governador Carlos Massa Ratinho Junior, secretários de Estado e chefes de outros poderes compareceram ao Palácio Iguaçu para montarem uma peça do mosaico que serve de metáfora para a complexidade do autismo. A iniciativa acontece na semana do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, data que promove a divulgação de informações a respeito da condição.

Entre os líderes que compareceram à ação, estiveram o vice-governador Darci Piana; o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, José Laurindo de Souza Netto; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fabio Camargo; o presidente da Fundação Iguais, que trabalha em prol da inclusão de pessoas com autismo, Rodrigo Anderson Matos; e secretários e superintendentes do Estado.

A primeira-dama e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa, reforçou o quanto é importante compartilhar informações sobre diagnóstico e tratamento do transtorno. “Realizar ações como essa nos ajuda a quebrar as barreiras da falta de informação e do preconceito, e torna a vida dos autistas muito mais inclusiva. Precisamos ter consciência de que o transtorno existe e que é um direito de todos estar incluído na saúde, na educação e na sociedade”, afirmou a primeira-dama.

Leia mais:

Imagem de destaque
TURISMO DE NATUREZA

Paraná participa de feira náutica para promover potencial de navegação

Imagem de destaque
REFORÇO NO PATRULHAMENTO

Polícia Militar realiza Seminário de Combate à Violência Doméstica e Familiar

Imagem de destaque
PARANÁ

PRF apreende 40 quilos de cocaína dentro de painel de carro no Paraná

Imagem de destaque
DIREITOS HUMANOS

Secretaria da Saúde promove curso online sobre atenção aos povos indígenas

Ratinho Junior enfatizou que o diagnóstico é fundamental para uma melhor qualidade de vida. “Eu sou uma peça desse quebra-cabeça”, afirmou, citando a frase de divulgação do movimento. “Estamos aqui hoje para relembrar a importância de levar informações sobre o autismo cada vez mais longe. É por isso que, ao longo de todo o mês, nossos prédios públicos ficarão iluminados de azul, reforçando essa mensagem”, declarou.

Desde sexta-feira, prédios como o Palácio Iguaçu e o Museu Oscar Niemeyer levam a cor símbolo do TEA para estimular o debate e o conhecimento sobre o assunto.

Instituído em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Conscientização do Autismo busca dar visibilidade ao tema, instigando debates para trazer mais luz sobre o tema. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 70 milhões de pessoas no mundo tenham autismo, sendo dois milhões apenas no Brasil. A média calculada é que uma em cada 88 crianças tenha sinais do Transtorno do Espectro Autista.

CARTEIRA DO AUTISTA – No Paraná, uma iniciativa que tem auxiliado na prestação de serviços a quem possui o diagnóstico de autismo é a Carteira de Identificação do Espectro Autista (CIPTEA). Além de identificar a condição no documento através de um laço azul, símbolo internacional do autismo, a carteira disponibiliza a possibilidade de contato com a família responsável em alguma emergência e proporciona atendimento prioritário em qualquer estabelecimento.

A carteira possui tanto a versão física como digital, através de um aplicativo no celular. Em um ano, mais de 2 mil carteiras foram solicitadas no Estado.

Felipe Braga Côrtes, diretor do Departamento da Política da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, explicou que a iniciativa ajuda o Estado a criar um banco de dados. “Junto de outras ações de inclusão já disponíveis, vamos poder criar uma plataforma de gestão da pessoa com deficiência do Paraná. A carteira de identificação será um dos diversos serviços prestados”, comentou Cortês.

Para realizar a solicitação, é necessário acessar o site www.carteiradoautista.pr.gov.br e realizar o cadastro. Para completar a inscrição, são necessários os seguintes documentos: RG e CPF do autista; RG e CPF do responsável; fotografia (padrão RG); laudo médico (original, com CID, nome completo do paciente, assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico); e exame de tipo sanguíneo (grupo sanguíneo e fator RH).

A carteira é disponível para os residentes do Estado do Paraná, e permite uma integração de dados com o Instituto de Identificação, facilitando o processo. Sua emissão é regulamentada através da Lei Federal 13.977/2020 – Lei Romeo Mion.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá