Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Advogado pioneiro de Londrina é velado na Câmara

21/05/19 às 13:02 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A sessão desta terça-feira (21) da Câmara Municipal de Londrina não será realizada nesta tarde e será transferida para esta quinta-feira (23), às 14 horas, devido ao velório do advogado e economista Oscar do Nascimento, que ocorre desde as 8 horas no saguão do prédio do Legislativo. Nascimento tinha 89 anos e faleceu na noite desta segunda-feira, na Santa Casa de Londrina, em razão de falência múltipla de órgãos.

Pioneiro na cidade, o advogado recebeu em 2011 o título de Cidadão Honorário de Londrina e em 2002 o Prêmio Zumbi dos Palmares, entregue pela Câmara a pessoas que se destacaram na luta em defesa dos direitos humanos e contra a discriminação racial. O sepultamento será às 16 horas de hoje, no Cemitério São Pedro.

De acordo com informações do livro “Negro em Movimento”, publicado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Oscar nasceu em 1929 no município de Coroados, no interior de São Paulo, e veio para Londrina aos 5 anos de idade. Filho de agricultores analfabetos, concluiu duas graduações, Economia (pela Universidade Federal do Paraná) e Direito (UEL), em uma época na qual quase não havia negros nas instituições de educação superior. Lecionou por 42 anos, como professor no ensino médio, técnico e superior.

Leia mais:

Imagem de destaque
DECLARAÇÃO

Fazenda orienta consumidores a informar valores do Nota Paraná no Imposto de Renda

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

PCPR prende homem por ameaçar ex-companheira em Matelândia

Imagem de destaque
ATÉ 12 ANOS

Clínica de Fisioterapia da Unioeste realiza 400 atendimentos por mês na área de pediatria

Imagem de destaque
REDE SOCIAL

Prefeitura de Antonina exclui postagem que indicava suco de inhame para tratamento da dengue

Doutor Oscar, como era conhecido, foi um dos fundadores do clube Arol (Associação Recreativa Operária de Londrina), organização negra criada na década de 1950 e que exerceu papel importante na inserção da população afrodescendente na sociedade londrinense. Participou ativamente do Movimento Negro de Londrina e do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Londrina. Nascimento deixa esposa, cinco filhos, quatro netos e dois bisnetos.

Com assessoria CML

© Copyright 2023 Grupo Tarobá