Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Aluna do Paraná vence Olimpíada de Língua Portuguesa na categoria Artigo de Opinião

27/12/19 às 22:14 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A aluna Fernanda de Souza Fagundes, do 3º ano do Ensino Médio, foi um dos vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa na categoria Artigo de Opinião, com o texto “O pão nosso de cada dia pode estar envenenado”. A estudante e sua professora, Maria Silmara Saqueto Hilgemberg, são da Colégio Estadual de Faxinal dos Marmeleiros, do município de Rebouças.

A professora Flávia Figueiredo de Paula Casa Grande, do Colégio Estadual do Campo José Martí, em Jardim Alegre, também foi premiada na categoria Relato de Prática - Crônica. Voltada exclusivamente aos docentes, reconhece as experiências com a realização das oficinas de texto, descrevendo aprendizagens, descobertas, desafios e reflexões.

A Olimpíada de Língua Portuguesa, promovida pelo Itaú Social e Ministério da Educação (MEC), reconheceu 20 produções de todas as regiões do país, quatro em cada categoria: poema (5º ano do Ensino Fundamental), memórias literárias (6º e 7º anos), crônica (8º e 9º anos), documentário (1º ano do Ensino Médio) e artigo de opinião (3º ano do Ensino Médio).

Leia mais:

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Acidentes geraram custo de R$ 36 milhões ao SUS apenas entre 2022 e 2023

Imagem de destaque
CURSO DE MANEJO

IAT vai promover ações para preservação dos jacarés-de-papo-amarelo na Ilha do Mel

Imagem de destaque
DIFERENÇA POSITIVA

Superávit orçamentário do Paraná cresceu 1.553% de 2019 a 2023, aponta balanço da Sefa

Imagem de destaque
NOVAS METAS

Paranaprevidência celebra 25 anos com patrimônio de R$ 10,2 bilhões e 134 mil beneficiários

Com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada de Língua Portuguesa tem como objetivo apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do Programa Escrevendo o Futuro, os professores realizam as oficinas de produção de texto com seus alunos.

O concurso se iniciou em fevereiro, com a abertura das inscrições para professores e alunos. Recebeu 171.037 inscrições de todos os estados e teve adesão de 87,5% dos municípios brasileiros – total de 4.876 cidades. A principal novidade foi a inclusão do gênero documentário para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Confira abaixo os números específicos do Paraná.

Em 2019, a Olimpíada passou também a homenagear autores brasileiros, sendo nesta edição a escritora mineira Conceição Evaristo. Houve novidades também entre as premiações, que passaram a incluir imersão pedagógica internacional para os professores e viagem cultural em território brasileiro para os estudantes. As escolas dos alunos vencedores receberão como prêmio acervo para reforço da biblioteca.

O concurso conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

Números desta edição - Paraná:

399 municípios participantes;

1.662 escolas inscritas;

2.632 professores inscritos;

4.806 inscrições nas categorias.


Fonte: assessoria de imprensa

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá