Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Amep capacita técnicos municipais em geoprocessamento para melhorar gestão urbana

04/05/23 às 08:26 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Com início nesta quarta (3) e finalização nesta quinta-feira (4), o Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná - Amep, realiza um curso de introdução ao Geoprocessamento com QGIS, um software livre e gratuito de sistema de informação geográfica (SIG). Participam secretários municipais e técnicos das prefeituras das Regiões Metropolitanas do Paraná. O objetivo é melhorar a capacidade de gestão das secretarias de planejamento urbano através do geoprocessamento.


Serão abordados temas como a análise de dados georreferenciados, produção de mapas temáticos municipais e o uso de ferramentas de automatização para análises geoespaciais. Além disso, os técnicos das prefeituras serão capacitados para manipular e alimentar dados no sistema de compartilhamento de informações online a ser criado no Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado - PDUI.


De acordo com o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, o curso é muito importante para a melhoria da gestão das prefeituras. “O geoprocessamento é uma ferramenta fundamental para a tomada de decisão nas políticas públicas. Com a capacitação dos técnicos municipais, as prefeituras terão mais facilidade de gestão territorial e poderão atender melhor às demandas da população", afirmou Santos.

Leia mais:

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Acidentes geraram custo de R$ 36 milhões ao SUS apenas entre 2022 e 2023

Imagem de destaque
CURSO DE MANEJO

IAT vai promover ações para preservação dos jacarés-de-papo-amarelo na Ilha do Mel

Imagem de destaque
DIFERENÇA POSITIVA

Superávit orçamentário do Paraná cresceu 1.553% de 2019 a 2023, aponta balanço da Sefa

Imagem de destaque
NOVAS METAS

Paranaprevidência celebra 25 anos com patrimônio de R$ 10,2 bilhões e 134 mil beneficiários


Cerca de 80 técnicos participam da capacitação feita pelos colaboradores da Amep, em um auditório da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), adaptado com computadores para que os alunos vivenciem na prática o uso dos softwares de geoprocessamento. Os participantes serão certificados pela Escola de Gestão.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá