A Secretaria de Estado da Saúde recebeu da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) o resultado do sequenciamento genômico de mais 23 amostras do coronavírus. As análises são realizadas com o objetivo de monitorar, reconhecer e definir os grupos genéticos virais que estão circulando nas regiões. Das 23 amostras, 19 tiveram resultado genômico para a variante P.1 (brasileira).
Até o momento, são 322 amostras sequenciadas. Para as variantes de atenção, 99 apresentam resultado para P.1 (brasileira), considerada dominante no Estado; outros cinco resultados foram da B.1.1.7 (Reino Unido), além de dois casos confirmados de reinfecção, um já divulgado das linhagens B.1.1.28 e P.2 e um novo caso de reinfecção que teve uma amostra identificada com a linhagem B.1.1.28 e a segunda amostra da variante P.1.
“A análise nacional é acompanhada pelas equipes do Laboratório Central do Estado e da Vigilância Epidemiológica da Sesa, e repassadas para as 22 Regionais de Saúde, que também fazem investigações em suas áreas de abrangência”, explicou o secretário de Estado da Saúde Beto Preto.
Leia mais:

PR bate recorde de contratações via Agências do Trabalhador em agosto

Governo reforça sétima edição da operação Mata Atlântica em Pé no Paraná

Avião com dois tripulantes desaparece no Paraná, dizem bombeiros

Leilão do Lote 2 da nova concessão rodoviária do Paraná será na próxima semana
“O sequenciamento é fundamental para conhecermos a circulação do vírus, mas para a população fica a recomendação essencial da continuidade das medidas de prevenção, como a utilização de máscara de proteção, a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool gel 70%, e evitar aglomerações”, disse o secretário.