Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Apucarana alcança 60% da meta de vacinação contra pólio

15/09/22 às 07:31 - Escrito por Redação Tarobá News

Com 4.457 doses aplicadas, Apucarana atingiu nesta semana 60% da meta de vacinar 7.360 crianças com idade entre 12 meses e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses) contra a paralisia infantil. 


Para o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, os números são favoráveis, mas é preciso uma maior conscientização dos pais para a cobertura vacinal chegar o mais próximo possível dos 95%, percentual recomendado pela Organização Mundial da Saúde para manutenção da erradicação da doença.


A vacina contra a polio está disponível em 26 Unidades Básicas de Saúde de Apucarana. 


Iniciada no dia 8 de agosto, Campanha Nacional de Vacinação Contra a Polio foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 30 de setembro, mas em Apucarana esse prazo vai mais além, até dia 31 de outubro. No Brasil, foram vacinadas 5.088.083 crianças, o que representa 43.97% da meta nacional.


O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.


Uma análise da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) em 2021 identificou que o Brasil é um dos países da América com alto risco reintrodução do vírus da poliomielite, ao lado de outros cinco países (Bolívia, Panamá, Paraguai, Argentina e Equador). Quatro apresentam situação de risco muito alto: Haiti, Venezuela, Peru e República Dominicana.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá