Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Aterro do Lago Igapó sedia comemorações dos 83 anos de Londrina

05/12/17 às 08:49 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Londrina completará 83 anos de história no próximo domingo(10). A população terá a oportunidade de comemorar o feriado de aniversário com uma série de atrações culturais, de entretenimento e lazer, além de diversos serviços gratuitos oferecidos pela Prefeitura e órgãos locais. Durante todo o dia, será realizado um evento oficial gratuito no Aterro do Lago Igapó, das 7 da manhã às 22 horas.

As festividades incluem shows musicais, atividades esportivas, celebração de gratidão, espetáculo circense, tendas de serviços, feira de produtores rurais e adoção de animais, espaço para crianças, além de praça de alimentação aberta com mais de 20 foodtrucks e food bikes, entre outros eventos.

A realização é da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), juntamente com o projeto Circulação Bloco Bafo Quente - “O carnaval é o ano todo”, patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O evento conta com o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio de seu gabinete, secretarias e órgãos.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Paraná teve o maior crescimento da atividade econômica do Brasil em 2023

Imagem de destaque
PARANÁ

Programa Nota Paraná reforça canais de fiscalização sobre documentos fiscais cancelados

Imagem de destaque
IMUNIZAÇÃO

Paraná recebe primeiro lote de vacinas contra a dengue para atender 30 municípios

Imagem de destaque
128 KG

PCPR realiza segunda incineração de drogas apreendidas no Litoral durante o Verão Maior Paraná

Os destaques da festa ficam por conta dos espetáculos musicais e culturais, que ocorrerão a partir das 17 horas, com as atrações promovidas no palco pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Promic. A abertura ocorre com a Apresentação da Banda de Palhaços do Clac Circo, no show “Ensaio ao Vivo”, trazendo repertório musical direcionado ao público infantilcom canções e brincadeiras.

Às 18 horas, sobe ao palco a banda Benedito Fala Torto, que toca samba e choro, reunindo músicos consagrados da cidade. Em seguida, a partir das 19h30, será a vez do show do cantor americano JJ Jackson. Nascido no estado do Arkansas, nos Estados Unidos, e radicado no Brasil, desde 1981, ele é considerado uma lenda viva do Blues e fará um grande show para presentear Londrina. O músico é um dos especialistas do gênero, ex-parceiro do lendário guitarrista Jimi Hendrix, tendo sido companheiro de músicos notáveis como B.B. King, Quincy Jones e Miles Davis.

O show de encerramento, às 20h30, ficará por conta do grupo londrinense Bloco Bafo Quente, que promete animar toda a plateia do evento com temas musicais de samba e carnaval.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Londrina, Bruno Ubiratan, enfatizou que o trabalho do Município neste evento conta com esforços de várias secretarias, por meio de uma grande ação integrada e focada na união de forças. “Há muitos anos Londrina não recebia um evento grande de aniversário como este, centralizando tantas atrações e serviços em um único dia, e principalmente em um dos espaços públicos mais importantes da nossa história, como é a região do Lago Igapó. Atendendo a um pedido do prefeito Marcelo Belinati, organizamos uma festa muito bonita e marcante para celebrar essa data especial”, frisou.

Para a articulação do evento, a Prefeitura de Londrina está utilizando os mecanismos próprios de que já dispõe, sem a necessidade de aplicação de um orçamento específico direcionado para essa finalidade.

De acordo com o secretário de Cultura, Caio Julio Cesaro, o aniversário de Londrina é uma das datas mais relevantes do calendário municipal e, acima de tudo, um momento de manifestações culturais importantes para ressaltar aspectos da história e cultura da cidade.”O evento comemorativo dos 83 anos de Londrina terá uma programação vasta e diversificada para presentear a comunidade com atrações gratuitas e de qualidade. O Promic é uma das ferramentas que colaboraram com a produção do evento no dia 10. Será, também, uma oportunidade para que a população conheça mais sobre uma série de outros serviços e projetos da Prefeitura”, destacou.

Programação

A abertura do evento será às 7horas da manhã com a realização da 16ª Prova Pedestre Cidade de Londrina. O ponto de partida será na Rua Joaquim de Mattos Barreto e a largada está marcada para as 8 horas. A expectativa é que 1.200 pessoas participem da prova, considerada a mais tradicional da cidade, oferecendo percursos de 4 km e 10 km de acordo com a faixa etária.

Antes do início, haverá uma ginástica de aquecimento geral para o público no próprio Aterro. Podem participar da prova pessoas acima de 16 anos de idade. As inscrições via internet já encerraram, mas ainda podem ser feitas, presencialmente, até 7 de dezembro na sede da Academia Arena Club, no Zerão.

Na sequência, o público poderá assistir a uma celebração ecumênica de gratidão pelos 83 anos de Londrina, conduzida pelo Pastor Góes. Participarão os pastores Moyses Ramos, Kia Santana e Jeferson Rodrigues França, e o padre Wagner Rodrigues Pereira. Com horário previsto das 11h às 13h, o momento será enriquecido com um quarteto de canto acompanhando de banda.

Ao longo do dia, diversas opções de alimentação estarão à disposição do público na área gastronômica com a presença de mais de 20 food trucks e food bikes de Londrina, incluindo hambúrgueres artesanais, pastéis, churros, pizzas, docese muito mais.

A partir das 14 horas, as crianças poderão brincar e se divertir participando de atividades circenses promovidas pelo grupo londrinense Clac Circo. Terá cama elástica, perna de pau e diversos equipamentos circenses com a orientação e supervisão de profissionais. Ainda haverá espaço com temática de carnaval com adereços, fantasias, maquiagem e instrumentos musicais, onde será feito um preparativo para o show da Banda de Palhaços que irá acontecer no palco, às 17 horas.

Serviços

 Durante o período da manhã e da tarde, as secretarias municipais e órgãos envolvidos irão oferecer uma série de serviços à população na área do Aterro do Lago Igapó. Para isso, várias tendas estarão afixadas no local. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde fará serviços de aferição de pressão e índice glicêmico, orientação e conscientização sobre dengue e outras endemias através do setor de Endemias.

Além disso, serão disponibilizadas duas ambulâncias de UTI móvel, sendo uma do Samu e outra cedida pela CMTU junto à empresa “Mais Saúde”. Os equipamentos estarão prontamente preparados para garantir a segurança do público e, caso aconteçam outras ocorrências externas que necessitem de suporte médico, poderão ser deslocados para outros locais. Também estará na área do evento um helicóptero do Samu, que ficará estacionado no gramado localizado atrás do palco.

Atividades de contação de histórias serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e seu projeto premiado “Palavras Andantes”, que já existe há 15 anos e funciona em todas as escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é estimular o gosto pela leitura nos alunos por meio de ações e atividades envolvendo abordagens de literatura. De trinta em trinta minutos, haverá contação de histórias para as crianças com diferentes contadores, que utilizarão fantasias, fantoches e adereços.

As equipes da Assistência Social e do Idoso marcarão presença com uma barraca comercializando os produtos do programa de Economia Solidária e atendimentos e orientações às pessoas idosas. A Secretaria de Políticas para as Mulheres fará a distribuição de materiais contendo informações sobre a questão da violência contra a mulher e os serviços existentes para combatê-la na cidade.

Já a Secretaria do Ambiente (Sema) doará mudas de árvores frutíferas e urbanas e estará no local com o ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental, oferecendo atividades lúdicas e materiais didáticos sobre o meio ambiente.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento irá promover a Feira do Agricultor, com barracas comercializando diferentes produtos orgânicos de agricultura familiar feitos pelos produtores da região, como frutas, verduras, legumes e várias outras opções.

Haverá, ainda, uma feira de adoção de animais promovida em parceria com a associação Amigo Bicho. Alunos da Unifil vão orientar o público sobre o processo de adoção de animais. Os interessados em fazer doação de animais à instituição deverão fazer um pré-cadastro na página goo.gl/1kPtTw . Para poder adotar um animal, antes a pessoa passará por um processo de triagem e entrevista, devendo ser maior de 18 anos e comparecer com documentos pessoais e comprovante de residência. As vagas são limitadas e é necessário verificar a disponibilidade.

Também estarão presentes no evento a Polícia Militar, que terá espaços para sua Cavalaria, Canil e Choque;a Guarda Municipal, e o Corpo de Bombeiros.

CMTU

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) terá ações de educação no trânsito e conscientização sobre uso do cinto de segurança e informações da campanha Olhe e Sinalize, para orientar pedestres e motoristas. Além disso, em todas as etapas do evento os agentes da CMTU farão o trabalho de fechamento de ruas no entorno do Lago Igapó e o controle de trânsito na região.

Estrutura

O evento de comemoração do aniversário de Londrina terá uma ampla estrutura, apropriada para acomodar o público com o devido conforto e atenção. Para isso, será instalado um palco, de 8 por 10 metros e 1m50cm de altura, que receberá as apresentações principais do dia. Dois geradores estarão no local para o caso de queda de energia e haverá iluminação em todo o espaço, além de cerca de 30 tendas que estarão instaladas no espaço.

Ao todo, a população terá à disposição 64 banheiros químicos, sendo 30 femininos e 30 masculinos, além de 4 reservados exclusivamente para pessoas com deficiência.

(N.com)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá