Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Aula inaugural abre curso de inglês do programa Ganhando o Mundo

03/05/21 às 16:24 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O curso de inglês preparatório para os estudantes aprovados no programa Ganhando o Mundo teve início na manhã desta segunda-feira (3). A etapa é essencial para instruir os adolescentes que vão viajar para a Nova Zelândia, como parte do programa de intercâmbio promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná. 

As aulas de inglês vão acontecer em formato on-line e serão ofertadas em parceria com as universidades estaduais vinculadas à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A aula inaugural do curso contou com a participação do secretário da Educação, Renato Feder, do Superintendente da Seti, Aldo Bona, e de representantes da Seed e da Seti. 

“É um sonho do Governo do Paraná de enviar estudantes para vivenciar uma experiência num país de primeiro mundo, e poder contribuir para a educação pública do Paraná no retorno”, destacou Renato Feder. “Eu agradeço ao governador Ratinho Junior e às pessoas envolvidas no projeto por conceberem essa oportunidade, que vai enriquecer em muito a qualidade da nossa educação”.

Leia mais:

Imagem de destaque
BIÊNIO 2024-2026

Governador escolhe Francisco Zanicotti como procurador-geral de Justiça do Paraná

Imagem de destaque
EM 2025

Paraná vai receber convenção de operadora de turismo com 800 agentes de viagem

Imagem de destaque
TRANSPLANTES

Com a menor taxa de recusa do País, Paraná mantém liderança nacional em doações de órgãos

Imagem de destaque
TI

Com programa ICMS Paraná Inovador, Estado incentivará a indústria tecnológica

A semana será completa com os testes de nivelamento dos estudantes, que vão até a sexta-feira (7). Os estudantes terão no total seis módulos, com avaliações de nivelamento na abertura e no encerramento. Também haverá relatórios de acompanhamento ao final de cada módulo. O cronograma de aulas segue até o início de dezembro.

“É um programa que vai certamente mostrar a capacidade do ensino público brasileiro em termos de formação de recursos humanos”, pontuou Aldo Bona.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) divulgou em fevereiro os editais com os nomes dos bolsistas aprovados para as vagas de Tutor e Orientador Pedagógico do curso de ensino de inglês a distância, que será ministrado pelo Paraná Fala Inglês. O processo seletivo foi realizado em nível estadual para estudantes de graduação e profissionais graduados na área de Letras/Inglês das sete universidades estaduais do Paraná.

“A ideia da parceria com a Seti é de aproximar a educação básica com as universidades, e oferecer o melhor preparo possível”, explicou Feder. “E para os estudantes é legal lembrar que aprender Inglês é importante para a vida toda”.

PROGRAMA – Devido ao atual cenário da pandemia e às restrições de viagem para a Nova Zelândia, o cronograma da viagem dos estudantes foi alterado. A viagem está programada para fevereiro de 2022. O programa de intercâmbio Ganhando o Mundo vai levar estudantes da rede estadual para um período de estudos na Oceania. 

Puderam participar do processo seletivo estudantes que ingressam no Ensino Médio na rede estadual do Paraná em 2021. Também era necessário ter cursado os anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano) na rede pública do Paraná e ter entre 14 e 17 anos e meio na data de embarque.

A seleção dos intercambistas foi feita com base na média de notas e frequência: o estudante precisava ter média maior ou igual a sete (7,0) em todas as matérias e frequência maior ou igual a 85%. Para chegar à pontuação final, foram somadas as médias de todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cursadas em 2020 no 9º ano.

DESPESAS – Os gastos com a documentação necessária para a viagem e itens essenciais durante o semestre letivo no exterior serão custeados pela Secretaria da Educação e do Esporte. Os custos incluem emissão de passaportes e vistos, exames médicos e vacinas, passagens aéreas e terrestres, transporte, hospedagem, seguro viagem e saúde, além das despesas vinculadas à parte acadêmica, como taxa de matrícula, tradução juramentada da documentação escolar, mensalidade da escola, material didático e uniforme.

O intercambista também receberá uma ajuda de custo mensal de R$ 800. Serão seis parcelas da bolsa-intercâmbio, sendo a primeira (bolsa-instalação) para cobrir despesas iniciais na chegada, e as demais repassadas mês a mês.

Saiba mais sobre o programa de intercâmbio em www.ganhandoomundo.pr.gov.br/.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá