Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Avaliação de águas pelo Tecpar contribui para saúde pública

21/03/19 às 15:01 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

No Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22), o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) tem uma forte atuação para garantir a qualidade da água no Paraná e no Brasil.

O dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992.

Para garantir a qualidade da água utilizada em diversas finalidades, o Tecpar faz análises em águas superficiais, procedentes de rios, lagos, nascentes e subterrâneas, como poços artesianos, para atender as necessidades de empresas públicas e privadas.

Leia mais:

Imagem de destaque
ALERTA

Paraná tem 17 mil novos casos de dengue, o maior número já registrado em uma semana

Imagem de destaque
TURISMO RURAL

97 circuitos das Caminhadas da Natureza atraíram 63 mil pessoas em 2023

Imagem de destaque
REGIÃO OESTE

Rodovia entre Missal e São Miguel do Iguaçu recebe melhorias no pavimento

Imagem de destaque
PEDÁGIO

Com desconto de até 50%, ANTT divulga valores das praças de pedágio dos lotes 1 e 2

A atividade é reconhecida e acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

O diretor-presidente do Tecpar, Fábio Cammarota, diz que a avaliação das águas é um serviço de importância econômica e social para o Paraná, pois contribui tanto para a saúde pública, quanto para a qualidade na produção industrial e gestão ambiental.

“A estrutura de laboratórios e a equipe multidisciplinar do Tecpar permitem que possamos prestar este serviço às empresas e instituições em todo o território nacional com precisão e eficiência, avaliando a qualidade das águas e emitindo laudos que atestem o cumprimento das legislações vigentes”, afirma.

Segundo Cammarota, o serviço feito pelo Tecpar soma-se às demais instituições estaduais que contribuem para garantir a qualidade das águas no Paraná, como a Sanepar, Instituto das Águas e Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo.

QUALIFICAÇÃO RECONHECIDA - O Tecpar é habilitado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para fazer análises e ensaios ambientais em seus laboratórios. O serviço de análise de águas é realizado no Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente.

A gerente do centro, Daniele Adão, explica que nos laboratórios são analisadas amostras de água para diversas finalidades, entre elas o consumo humano, a classificação de águas minerais, e o uso em processos industriais. Além dos ensaios que atestam a qualidade da água também são feitos ensaios que acusam ou não a presença de contaminantes químicos, como os resíduos de agrotóxicos e metais pesados, e biológicos, coliformes e bactérias.

“A água destinada ao consumo humano deve atender certos requisitos de qualidade para que não se torne tóxica ou imprópria para o consumo”, afirma Daniele. Por essa razão, diz ela, o Ministério da Saúde define padrões de potabilidade por meio de suas portarias de maneira a evitar doenças que são causadas pela presença de substâncias na água, tais como a fluorose (excesso de flúor) e o saturnismo (acúmulo de chumbo).

CROMATOGRAFIA DE ÍONS - No ano passado, o Tecpar obteve nova acreditação junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro para fazer ensaios por cromatografia de íons, técnica analítica que possibilita maior agilidade nas avaliações de conformidade de águas para inúmeras aplicações.

Rápida e eficaz, a técnica permite identificar a quantidade de cátions e ânions, como o cálcio, o magnésio, o sulfato, o fluoreto, o nitrato e outros íons presentes na água. Esta identificação é necessária em diversas situações.

Até a implantação da cromatografia, para se determinar a composição inorgânica de uma água era necessária a aplicação de diversas técnicas analíticas individuais, que aumentavam o tempo de avaliação e o custo para a obtenção dos resultados. A técnica atual atende a requisitos de normas técnicas e legislações, como as que estabelecem a qualidade da água para usos industriais, dos ministérios do Meio Ambiente e da Saúde.

OUTROS SERVIÇOS - Além da avaliação da qualidade da água, o Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar também desenvolve soluções tecnológicas e realiza ensaios tecnológicos em outros cinco segmentos: agroquímica, alimentos, fertilizantes e corretivos agrícolas, meio ambiente e microbiologia e toxicologia.

Os laboratórios do centro têm reconhecimento de suas competências com ensaios registrados no Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária, habilitados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e na Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá