Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Boletim da dengue soma 13.460 casos da doença no Paraná

04/05/21 às 15:40 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O informe semanal da dengue publicado hoje (4) pela Secretaria Estadual da Saúde registra 1.584 novos casos da doença. O período epidemiológico, com início em agosto de 2020, soma 13.460 casos em todo o estado, distribuídos em 262 municípios.

221 municípios apresentam casos autóctones, confirmando que 11.837 pessoas se contaminaram nas cidades de residência.

O Estado tem agora 65.263 notificações para a dengue; são 5.249 a mais que a semana anterior.

Leia mais:

Imagem de destaque
VEJA DADOS

Pesquisa do IBGE aponta nascimentos em queda e casamentos em alta no Paraná

Imagem de destaque
CULTURA AFRICANA

Secretaria da Educação lança caderno para estudo da cultura afro-paranaense nas escolas

Imagem de destaque
PROVA NO DIA 14

Concurso para Quadro Próprio do Governo do Paraná tem mais de 35 mil inscritos

Imagem de destaque
OPORTUNIDADES

Paraná cria 33 mil postos de trabalho em fevereiro, melhor resultado em três anos

14 municípios apresentam casos de dengue grave e 31 apresentam casos de dengue com sinais de alarme.

“A Sesa segue apoiando os municípios no combate à dengue e reforçamos à população que a principal medida de prevenção para a doença é a eliminação dos pontos que podem acumular ou empoçar água que podem se transformar em criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“Diante do cenário crítico da pandemia da Covid-19, precisamos evitar a presença de mais um agravante como a dengue, que pode ter sua principal causa evitada, acabando com os focos do mosquito nos ambientes domésticos”, disse a coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte.

O Aedes aegypti se prolifera quando a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água parada, como nos pratinhos de vasos de plantas, caixas d´água e reservatórios e destampados, garrafas plásticas, entre outros.

“Lembramos que há poucos dias tivemos o anúncio do primeiro caso de co-infecção por Covid-19 e dengue, confirmado laboratorialmente no estado, em que um homem de 31 anos, morador do município de Ortigueira foi contaminado. Ele está bem, conforme foi divulgado, em recuperação; mas fica o alerta a todos sobre as medidas de prevenção para a Covid-19, com o uso de máscara de proteção individual, higienização das mãos e distanciamento social, e para a dengue, com a eliminação dos focos de água parada”, destacou a coordenadora.

Confira o informe completo.

SESA

© Copyright 2023 Grupo Tarobá