Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Boneca 'momo' é perigo real, diz especialista em direito digital

19/03/19 às 15:52 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Depois de viralizar nas redes sociais no ano passado, o desafio da momo está de volta circulando na internet, em vídeos que ensinam a fazer slime e na canção Baby Shark. 



A personagem com olhos esbugalhados, inspirada em uma escultura japonesa, surge no meio dos vídeos incitando as crianças a cortarem os pulsos.




Dois 

relatos dão conta de que os vídeos foram vistos no youtube kids, embora o Google tenha anunciado que não recebeu pedidos de remoção deste tipo de conteúdo. 

Os vídeos também têm circulado no WhatsApp. 

Leia mais:

Imagem de destaque
TRAGÉDIA

Idoso de 73 anos morre ao ser atropelado pelo próprio carro no PR

Imagem de destaque
ENTENDA

Laboratório do estado recebe em média 2 mil exames de dengue por dia

Imagem de destaque
CRESCIMENTO

Paraná tem a quarta menor desigualdade de renda do Brasil, aponta pesquisa do IBGE

Imagem de destaque
19 DE ABRIL

Dia dos Povos Indígenas: Estado reforça importância das políticas públicas transversais

Um advogado especialista em direito digital alerta que, independentemente da forma pela qual o conteúdo é compartilhado, o perigo é real, já que a internet é uma janela que abre milhões de possibilidades.


 "Se ela não tem a devida educação digital e o controle principalmente dos pais e da família, ela pode ter acesso a inúmeros conteúdos que nem mesmo nós imaginávamos que existissem", afirmou. 

A Luciana tem dois filhos: o Marcelo de 5 anos e a Analu de 3, que costumam assistir desenhos no Youtube. Ela nunca imaginou que o perigo pudesse estar dentro de casa.

 "Eles já estavam tendo acesso (à momo) em um aplicativo a vídeos que são indicados para crianças de 13 anos. Então a gente optou por excluir os aplicativos", explicou Luciana. 



A Carolina é mãe do Matheus de 5 anos e da Marina de 8. Em casa a ordem é aproveitar a infância e se desligar do computador.


 "Agora é a hora de você correr, de você se sujar, de você fazer experimentos, de você brincar. Agora é hora de ser criança e brincar", afirmou Carolina. 





A Ana Paula é psicóloga e explica que este tipo de conteúdo costuma atingir crianças mais vulneráveis, por isso é importante que o canal de comunicação com os pais esteja sempre aberto. É preciso ficar atento a qualquer mudança de comportamento dos filhos.


 "É onde a criança se fecha, se recusa de fazer atividades que antes fazia", alertou a psicóloga. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá