Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

BR-376: Bombeiros atualizam informações sobre deslizamento; estimativa de 30 vítimas

01/12/22 às 10:50 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

As equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária continuam as operações de resgate na BR-376. São mais de 50 horas ininterruptas de operação.


Nesta madrugada houve limpeza da pista sentido norte, retirando do local aproximadamente 7.000 metros cúbicos de massa terrosa. O maquinário pesado de guincho e caminhões ainda está no local, auxiliando a garantia dos acessos às áreas de busca e resgate pelas equipes especializadas.


Também está em andamento o serviço de drenagem dos pontos alagados para mitigar riscos de novos desmoronamentos no local do incidente.

Leia mais:

Imagem de destaque
SEM ÁGUA E COMIDA

PCPR prende dono de petshop por maus-tratos a animais em Curitiba

Imagem de destaque
GESTÃO

Plataforma da Celepar chega a 1.100 estabelecimentos de saúde cadastrados no Paraná

Imagem de destaque
CAMPOS GERAIS

PCPR investiga abandono de recém-nascido em Palmeira

Imagem de destaque
PARANÁ

Operação Quaresma II, do IAT, aplica R$ 1,2 milhão em multas por crimes ambientais


O Corpo de Bombeiros iniciou nesta quinta-feira as operações na região mais sensível da ocorrência, que é a parte em que a massa de terra deslocou alguns veículos, inclusive caindo sobre eles. A área conta com uma extensão de aproximadamente 4.500 m² e o volume de terra a ser removido tem aproximadamente 5.000 m³. 


Os serviços agora passam pela estabilização da segurança para os trabalhos das equipes e início da fase de busca por setores nos quais serão feitas varreduras em todos os veículos e constante processo de remoção de resíduos. 


No ponto mais sensível os bombeiros atuam com o auxílio de cães de buscas e ainda maquinário da concessionária. Esta missão é extremamente sensível e demorada, frente ao constante risco que todas as equipes estão expostas.


A Polícia Científica segue auxiliando os trabalhos de levantamento de possíveis desaparecidos. Agora que grande parte de massa de terra da parte superior do incidente foi removida, a estimativa de potenciais vítimas foi reduzida para menos de 30 pessoas. Este número tem como base os dados concretos que o comando do incidente possui, como a redução de veículos encontrados em relação às projeções iniciais, e pode ser alterado à medida que novas informações vão sendo coletadas.


Até o momento ainda não há como ser especificado com exatidão a quantidade de veículos que estão soterrados face ao elevado volume de terra, bem como não pôde ainda ser confirmado o total de vítimas no local. O número de vítimas resgatas com vida e em óbitos segue o mesmo.


Apoio


Os bloqueios de rodovias feitos pela PRF têm possibilitado a agilidade do serviço no local da ocorrência com maior segurança às equipes e ainda preserva a população, que não se encontra exposta a novos incidentes.


A Polícia Militar do Paraná tem atuado com máximo empenho através das equipes do 9º BPM e 17º BPM e vem realizando constante serviço de proteção às vidas e às comunidades ao redor dos diversos incidentes da BR-376 e, de modo geral, ainda vem garantindo e apoiando as operações de remoção da massa de terra e desdobramentos logísticos de segurança e resgate.


Condições do tempo


A condição atmosférica para esta quinta se encontra mais estável e espera-se um avanço na realização dos serviços de limpeza, de busca e de resgate.


Pessoas desaparecidas


Familiares e amigos de pessoas que possam ter desaparecido nesse local podem entrar em contato com a Central de Atendimento disponibilizada pela Polícia Científica, pelo telefone (41) 3361-7242. O serviço é 24 horas. Além disso, outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones da Centro de Operações Cidade da Polícia 0800-282-8082.


BR-277


A BR-277, que também foi atingida por deslizamento, foi liberada parcialmente nesta quarta-feira. A pista passou por limpeza e melhorias, ficando liberada em pista simples do km 39,5 ao km 42, tanto no sentido Curitiba – Paranaguá quanto no sentido Paranaguá – Curitiba.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá