Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Campo Largo é campeão em oferta de saúde no Brasil

21/06/24 às 09:18 - Escrito por Band
siga o Tarobá News no Google News!

A oferta de consultas, tratamentos médicos e leitos é essencial para uma cidade ser considerada excelente, segundo o Índice de Gestão Municipal Áquila (Igma), utilizado no Prêmio Band Cidades Excelentes. Campo Largo, cidade próxima a capital Curitiba, é a primeira no ranking de leitos por mil habitantes. 

O prefeito, Maurício Rivabem, atribui o sucesso na oferta de saúde no município ao investimento no setor. "Nós aqui sempre fomos muito dependentes da capital. Agora, com os hospitais, o investimento feito aqui e todo o trabalho, hoje nos tornamos cidade modelo. Inclusive, o Paraná inteiro vem para cá", afirma. 

Para melhorar ainda mais a saúde da cidade, a secretária Danielle Fedalto conta os próximos passos. "Trabalhamos em um projeto de de implantação de um centro de especialidades de imagens e de exames aqui no município. Isso só é possivel através de um trabalho em rede", indica. 

Atualmente, a cidade possui uma taxa de mais de 5 leitos para cada mil habitantes, o que representa 4 vezes mais que a média nacional. Esse é um indicador importante para avaliar a capacidade do atendimento público de saúde, mas não é o único. 

“Temos, por exemplo, morbidade hospitalar SUS, mortalidade por mil habitantes, então essa composição desses vários indicadores — que num total são de 13 — é que formam a nota da cidade medida lá em 2020 e está sendo medida agora em 2024”, explica o sócio-fundador do Instituto Áquila, Guilherme Ribas. 

A saúde pública é um dos pilares do Prêmio Band Cidades Excelentes. Nesse ano, a avaliação será referente à evolução nos últimos quatro anos, desde o início dos mandatos dos prefeitos até agora.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá