Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cartórios de Goioerê realizarão casamentos gratuitos

04/09/18 às 16:44 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os cartórios da comarca de Goioerê, no Centro-Ocidental paranaense, decidiram acatar a recomendação administrativa emitida pela 2ª Promotoria de Justiça da comarca para que sejam realizados casamentos de forma gratuita e não somente por meio de mutirões coletivos para os casais que não têm como arcar com as custas cartoriais.

Segundo apurado pelo Ministério Público do Paraná, um dos cartórios da comarca se recusou a prestar o serviço para uma mulher que precisava do atestado de casamento para fins particulares, sendo oferecido apenas o casamento comunitário, sem data agendada para acontecer. Entretanto, ela não poderia esperar e recorreu ao MPPR.

A Lei Federal 6.015/73 isenta aqueles que não possuem condições financeiras de arcar com os custos e pagamentos de taxas aos cartórios. O Código Civil, no artigo 1.512, diz que “a habilitação para o casamento, o registro e a primeira certidão serão isentos de selos, emolumentos e custas, para as pessoas cuja pobreza seja declarada”.

Leia mais:

Imagem de destaque
IMUNIZAÇÃO

Um mês após início da vacinação da dengue, Paraná chega a 56% de doses aplicadas

Imagem de destaque
VEJA ORIENTAÇÕES

Vigilância Sanitária dá dicas sobre compra de peixes durante a Semana Santa

Imagem de destaque
FIM DE SEMANA

PRF apreende mais de 700 mil maços de cigarros contrabandeados

Imagem de destaque
SEGUNDO LOTE

Paraná recebe mais 512 mil imunizantes contra Influenza; vacina disponível

A recomendação foi enviada para os cartórios dos municípios de Quarto Centenário, Moreira Sales, Rancho Alegre do Oeste e Goioerê. Foi solicitada a publicidade da medida, com fixação em local visível para a população.

MPPR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá