Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Casas novas melhoram a vida de famílias de Santa Tereza do Oeste

11/01/21 às 10:45 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Vinte famílias de Santa Tereza do Oeste, cidade vizinha à Cascavel, já receberam as chaves de casas novas na Vila Canário e no bairro Santa Fé, em um conjunto habitacional que tem dois endereços. Essa ideia foi viabilizada em uma parceria da prefeitura, do Governo do Estado e da Itaipu Binacional. O investimento da estatal de energia foi de R$ 1.319.410,31.

São 16 unidades com 32 metros quadrados e quatro com 49 metros quadrados, capazes de receber pessoas com deficiência ou idosos. Elas têm dois quartos, sala e cozinha, além de painéis solares integrados à rede de energia elétrica, de olho na sustentabilidade e na diminuição de custos diários com a conta de luz. As lajes são de concreto, facilitando a climatização em uma cidade com verões mais quentes, e as unidades têm calçadas e pias nas cozinhas, além de tanques do lado de fora.

Esse mesmo condomínio em bairros distintos ocupa uma área total de mais de 3 mil metros quadrados. A divisão levou em conta a limitação do terreno no Santa Fé, onde ele seria erguido, e a ideia de ocupar dois espaços distintos e promover mais integração municipal. São nove unidades na Vila Canário e 11 no bairro que fica mais próximo ao Parque Nacional do Iguaçu.

Leia mais:

Imagem de destaque

Governo propõe mudanças de tributação para conter importação de leite em pó

Imagem de destaque
PREMIADO EM IBIPORÃ

Veja de onde são os ganhadores dos prêmios de R$ 10 mil do Nota Paraná

Imagem de destaque
VEJA CIDADES

Agências do Trabalhador têm 17,9 mil vagas disponíveis em todos os setores da economia

Imagem de destaque
ANO LETIVO

Oito mil alunos da Unicentro voltam às aulas nesta segunda-feira

“Habitação é um programa social realmente transformador, que nos motiva. Estamos construindo unidades para perfis específicos no Paraná, como idosos e população de baixíssima renda, incentivando o desfavelamento e formando parcerias. Uma delas é com a Itaipu Binacional. Entramos com o projeto e as ligações com Copel e Sanepar, a estatal com os recursos e a prefeitura com a gestão. É um modelo que está revolucionando o Oeste”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

As casas foram finalizadas no começo de dezembro e foram acompanhadas de outro edital, bancado pela prefeitura, que ajudou na instalação de calçamento e infraestrutura do entorno, como iluminação pública. Santa Tereza do Oeste tem um déficit habitacional estimado em 470 moradias populares.

“É um investimento que ajuda a diminuir a necessidade habitacional do Estado e que dá dignidade para famílias que vivem em condições de vulnerabilidade”, completa Jorge Lange, diretor-presidente da Cohapar. “Demos todo o suporte para esse programa de Itaipu Binacional sair do papel. Ele é parte de uma conquista muito importante para Santa Tereza do Oeste”.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá