Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Casas populares são entregues a famílias de Quedas do Iguaçu

20/05/20 às 17:25 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Representantes da Cohapar, da Itaipu Binacional e da prefeitura de Quedas do Iguaçu entregaram nesta quarta-feira (20) as chaves de 20 casas populares a famílias carentes de Quedas do Iguaçu, na região Oeste do Paraná. A construção do empreendimento habitacional recebeu R$ 1,3 milhão de investimentos da Itaipu para custear integralmente o valor dos imóveis, que foram repassados de graça aos beneficiários.

As moradias possuem 32 metros quadrados, com unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência. Todas contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externo, além de já preverem em seus projetos arquitetônicos a possibilidade de ampliações futuras.

O projeto construtivo foi desenvolvido pela Cohapar e contou com as parcerias da Copel e Sanepar. As empresas foram responsáveis pela instalação subsidiada das redes de energia elétrica, água e esgoto do conjunto residencial sem custo aos moradores.

Leia mais:

Imagem de destaque
ENTENDA

Para reforçar ações, Estado lança campanha contra a dengue com inteligência artificial

Imagem de destaque
PARANÁ

Com 20,1 mil novas vagas, Paraná foi o quarto estado que mais empregou em janeiro

Imagem de destaque
CALORÃO

Sensação térmica se aproximou de 50ºC em algumas cidades do Paraná

Imagem de destaque
CAMPINA GRANDE DO SUL

Cinco pessoas são presas pela PCPR e PRF em operação contra roubos de cargas

Para viabilização do empreendimento, a prefeitura de Quedas do Iguaçu contribuiu com a doação dos terrenos e obras de infraestrutura complementar para atendimento da nova comunidade formada no local.

QUALIDADE DE VIDA – De acordo com o prefeito de Quedas do Iguaçu, Anelson Ubialli, o projeto ajuda na melhoria da qualidade de vida da parcela mais carente da população local. “É um prazer poder ver pessoas que moravam de aluguel, em barracos ou no rancho mudarem pra casas dignas. A prefeitura só tem a agradecer à Itaipu e à Cohapar por este projeto e nos colocar à disposição para novas parcerias como esta”, afirma.

Para a coordenadora regional da Cohapar, Vanessa Gois, a entrega do empreendimento acontece em boa hora para as famílias. “Em um momento tão delicado como o que estamos vivendo, poder proporcionar estas moradias à população é contribuir com a segurança e a saúde delas”, disse.

“Por isso, mesmo com a pandemia, continuamos trabalhando, prestando o atendimento e acompanhando a continuidade das obras de acordo com as medidas de segurança necessárias”, conclui Vanessa.

SONHO REALIZADO – A família do pedreiro Edilson Souza Leal, de 49 anos, foi uma das contempladas na cidade. “São 29 anos de casado e 29 anos pagando aluguel. Ganhar uma casa assim é um sonho realizado”, revela. “A minha mulher tem problema de saúde e, com esse vírus, nem sempre eu consigo serviço. A economia que a gente vai ter com o aluguel já é um alívio”, finaliza o pedreiro.

PREVENÇÃO – A entrega das chaves foi realizada individualmente para evitar aglomerações. Além disso, tanto os técnicos quanto as famílias beneficiadas utilizaram máscaras e fizeram a higienização com álcool em gel, seguindo protocolo de saúde e segurança determinados pelo Governo do Estado para evitar riscos de contaminação pela Covid-19.

ITAIPU – O convênio do Cohapar com a Itaipu Binacional envolve a construção de conjuntos habitacionais em 18 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Os investimentos somam quase R$ 20 milhões em recursos da usina para o atendimento de 365 famílias em situação de vulnerabilidade social indicadas pelas prefeituras.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá