Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cidadão aciona Ouvidoria do TCE-PR e General Carneiro revoga licitação

06/09/19 às 13:45 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Município de General Carneiro, no Sul paranaense, revogou licitação com valor máximo previsto de R$ 44 mil, que tinha como objetivo a contratação de prestadora de serviços de operador de máquinas pesadas. A prefeitura adotou a medida após ser alertada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) sobre a presença de possível irregularidade no edital do Pregão Presencial nº 48/2019.

A aparente falha foi comunicada por um cidadão que acionou a Ouvidoria do órgão de controle. Conforme a reclamação, o edital do certame previa o pagamento, pela administração municipal, de valor superior a R$ 8 mil mensais para cada profissional contratado pela vencedora da disputa. Para o reclamante, a abertura de concurso público para o cargo seria uma solução mais econômica para o município.

Após receber a informação, a Ouvidoria encaminhou a manifestação à Coordenadoria de Acompanhamento de Atos de Gestão (Cage), unidade técnica do Tribunal de Contas responsável pela fiscalização preventiva das ações praticadas pelos administradores públicos do Paraná.

Leia mais:

Imagem de destaque
SUPRESSÃO ILEGAL

IAT indica redução de 71,5% na área de Mata Atlântica desmatada em 2023

Imagem de destaque
NOVO EQUIPAMENTO

Hospital Regional da Lapa realiza primeira cirurgia por vídeo da sua história

Imagem de destaque
DIA D

Paraná e outros três estados se unem em ações de combate à dengue nos municípios de divisa

Imagem de destaque
ALERTA DENGUE

Paraná é o quarto estado com maior número de casos de dengue

Ao analisarem o edital, os analistas da Cage concordaram com o ponto de vista do cidadão. Para eles, o item apontado demonstra a adoção de aparente solução antieconômica para a contratação, indicando possível irregularidade. A questão, então, foi tema de Apontamento Preliminar de Acompanhamento (APA) encaminhado ao município, no qual os gestores foram questionados sobre a provável impropriedade.

Em resposta, a Prefeitura de General Carneiro comunicou ao TCE-PR que optou por revogar a licitação e que analisará a possibilidade de realizar teste seletivo para o preenchimento da função de operador de máquinas pesadas, no lugar da contratação de empresa fornecedora de mão de obra.

 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá