Todos os locais
Todos os locais
Paraná

Com 116 carteiras emitidas, Saúde reforça importância de cadastro sobre doenças raras

28 set 2023 às 09:52
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: Divulgação

O sistema online de notificação de síndromes e doenças raras, chamado Sidora, já beneficia mais de 100 pessoas cadastradas desde o seu lançamento, há sete meses. O Sidora permitiu ampliar e aperfeiçoar as ações voltadas a esse público, por meio de um banco de dados com informações importantes para o atendimento e tratamento multiprofissional para cada caso. As pessoas cadastradas no sistema têm acesso a uma carteirinha com QR Code, para que em situações de emergência profissionais de saúde tenham acesso rápido às informações relevantes.


A plataforma foi desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde e Celepar e, desde a emissão da primeira carteira, em março deste ano, 116 pessoas efetuaram o cadastro. 


Dentre as doenças raras, a Síndrome do X Frágil, Esclerose Múltipla, Síndrome Ehlers-Danlos e Osteogênese Imperfeita foram as que tiveram mais registro. Atualmente, parte dessas patologias já conta com Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde. O protocolos estabelecem critérios para o diagnóstico da doença, tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).


A diretora de Atenção e Vigilância da Sesa, Maria Goretti David Lopes, chama a atenção ao fato de que muitos cadastros deixam de ser efetivados porque a pessoa com doença rara ou seus familiares não completam as informações solicitadas pelo sistema, o que prejudica a pessoa e compromete o banco de dados. “Queremos alertar que para se cadastrar e ter acesso ao link para emissão da carteirinha é preciso completar todas as informações. Somente assim conseguiremos ofertar esse serviço tão importante à população”, explica.


O número exato de síndromes e doenças raras ainda é incerto, mas atualmente são descritas cerca de 8 mil situações na literatura médica – 75% delas acontecem em crianças. No Brasil, a estimativa é que existam atualmente 13 milhões de pessoas com doenças raras, sendo que parte delas já conta com tratamento específico. O conceito de Doença Rara (DR), segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1,3 casos para cada 2 mil pessoas.

Outras notícias

Programa “Banheiro em Casa” vai levar estrutura sanitária para famílias de baixa renda no Paraná

DER/PR conclui serviços aos usuários nos lotes 3 e 6 com cerca de 100 mil atendimentos

Perseguição policial termina em tragédia na Grande Curitiba: policial e suspeito morrem após acidente


AÇÃO – Além do Sidora, a Secretaria da Saúde, por meio da Divisão de Saúde da Pessoa com Deficiência e Divisão de Saúde da Criança e Adolescente, está realizando uma série de reuniões online sobre Síndrome e Doenças Raras. Com o tema “Parece autismo, mas não é! Síndrome do X Frágil”, os encontros tiveram início em julho e são realizados uma vez ao mês. Para acompanhar, basta acessar a playlist Puericultura no canal do YouTube da Escola de Saúde Pública do Paraná.


“A Sesa tem um olhar especial de cuidado integral às pessoas com doenças raras. O acesso às informações faz toda a diferença na vida da pessoa. Não medimos esforços para que este público específico seja apoiado e tenha todos subsídios para uma melhor qualidade de vida”, complementa a chefe da Divisão de Saúde da Pessoa com Deficiência da Sesa, Aline Jarschel de Oliveira.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Jovem morre após bater moto em placa de sinalização na BR-376, em São José dos Pinhais

Paraná
Imagem de destaque

Incêndio em área rural de Turvo deixa idoso e quatro cães mortos

Paraná

Umidade relativa do ar fica abaixo de 40% no Paraná nos próximos dias, alerta Simepar

Paraná

Inscrições para concurso da Polícia Militar e Bombeiros são prorrogadas até 19 de maio

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Boca Aberta e Mara Boca Aberta são presos pelo vereador Santão após confusão em Londrina

Cidade
Cascavel e região

MPPR apresenta terceira denúncia contra farmacêutico e médica de clínica em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Homem de 54 anos que estava desaparecido no Rio Tibagi é encontrado morto

Cidade
Londrina e região

Acusados de morte de síndico em Londrina são condenados a 14 e 12 anos de prisão

Cidade
Londrina e região

Homem preso por participar de protestos em Londrina é detido em operação contra tráfico

Podcasts

Podcast PodGuest | EP 10 | Cirurgia plástica e autoestima | Julian Gorini

PODCAST

PodCast Linha de Frente | EP 02 | Frank Gomes CEO do Colégio Ética

Podcast Heróis e Vilões | EP 7 | Crime e Tecnologia | Parte 1 | Fernando Ribeiro e Edgard Soriani

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.