Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Com aumento de mortes por Covid, Umuarama terá lockdown entre quinta e segunda-feira

23/03/21 às 07:17 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Diante do aumento das mortes em decorrência da Covid-19, o crescimento dos casos positivos e o esgotamento de leitos e insumos para o tratamento dos infectados, a administração municipal pretende adotar medidas mais restritivas para reduzir a circulação de pessoas, fortalecer o isolamento social e frear a transmissão do coronavírus.

Mais cinco pessoas morreram entre domingo e segunda-feira (agora são 115 óbitos) e os hospitais continuam lotados por pacientes com quadro grave da doença.

As medidas serão anunciadas por decreto com duração de quinta-feira (25) até a segunda-feira (29). Está previsto o fechamento total do comércio, das indústrias e prestação de serviços, bem como a suspensão das atividades da construção civil. Apenas atividades extremamente essenciais poderão funcionar, como farmácias e supermercados, com restrições.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Retoma Paraná oferece oportunidade de regularização para 44 mil empresas

Imagem de destaque
IBGE

Proporção de moradores em apartamentos quase dobra no Paraná em 12 anos

Imagem de destaque
REGIÃO OESTE

Rede Elétrica Inteligente da Copel chega a mais 50 municípios do Oeste do Paraná

Imagem de destaque
PARANÁ

Coleta de esgoto abrange 70% da população paranaense

Os mercados deverão atender apenas por delivery (entrega de mercadorias adquiridas por site, telefone ou outro sistema não presencial) e com horários reduzidos.

“Precisamos tirar a população das ruas. Só assim poderemos conter a transmissão do vírus e, em alguns dias, dar um respiro aos hospitais”, disse o prefeito Celso Pozzobom. Os detalhes estão sendo definidos pela Secretaria da Procuradoria-Geral da Prefeitura, com base em informações do Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19 (COE Municipal).

As medidas têm o apoio do Ministério Público do Paraná, autoridades eclesiásticas, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), 12ª Regional de Saúde e secretarias municipal e de Estado da Saúde, além da sociedade médica e dos hospitais.

“Precisamos reforçar o enfrentando à pandemia. Muitas pessoas ainda não se atentaram para a importância das medidas preventivas, por isso precisamos adotar ações mais restritivas”, afirmou.

O prefeito assegurou que as medidas serão amplamente divulgadas para evitar correrias e não gerar aglomerações. “As medidas mais efetivas que temos hoje são o isolamento (sair de casa só em caso de real necessidade) e a vacinação, que começa a ganhar volume. Devemos adiar as reuniões familiares para quando a situação estiver mais tranquila. Sem o apoio da população, a gravidade só tende a aumentar”, reforçou.

A secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, lembra que Umuarama conta 115 mortes causadas pela Covid-19 e o número deve aumentar. “Pessoas jovens estão morrendo. Nesta segunda foram três mortes de pacientes abaixo dos 60 anos e temos vários jovens internados, alguns intubados em estado crítico”, lamentou.

Umuarama soma 8.619 pessoas com diagnóstico positivo para a doença, das quais 5.556 se recuperaram. “O problema é que temos quase 3 mil casos ativos, com 2.913 em isolamento domiciliar e 54 internadas; 22 pacientes estão em UTIs e temos ainda 1.858 pessoas com suspeita de infecção pelo coronavírus, cujos sintomas podem se agravar e a pessoa necessitar de leitos hospitalares”, encerrou Cecília.

(Assessoria PMU)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá