Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Com cadastro no IAT, guias podem atuar nos parques estaduais do Paraná

16/05/23 às 14:59 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Guias de turismo interessados em oferecer serviços de ecoturismo, esportes de aventura e montanhismo nas Unidades de Conservação (UC) do Paraná devem requisitar uma autorização da Diretoria do Patrimônio Natural (Dipan) do Instituto Água e Terra (IAT) para poder exercer as atividades com regularidade. O passo a passo de como solicitar o documento pode ser acessado AQUI.


O processo de cadastro é uma etapa necessária mesmo para os profissionais que já atuavam anteriormente em alguma das UCs. Até o momento, 13 profissionais ou empresas já efetivaram o vínculo com o IAT e estão aptos a exercer a atividade em pontos turísticos como o Pico do Marumbi, Pico Paraná, Parque Estadual do Guartelá, Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança ou Ilha do Mel, entre outros complexos ambientais. A iniciativa faz parte do Programa Parques Paraná.


“Iremos analisar os pedidos de cadastro e conceder credenciais para aqueles que forem aprovados, e o documento será obrigatório para os guias a partir de 2024. É uma forma de garantir a segurança dos visitantes, já que muitas das atividades de turismo requerem que os guias passem por qualificação, que devem ser comprovadas para a emissão da credencial”, explica a gerente de Áreas Protegidas do Dipan, Letícia Salomão.

Leia mais:

Imagem de destaque
ENTENDA!

Dia do Artesanato: Paraná tem 1.299 artesãos com carteira profissional

Imagem de destaque
AUMENTO DE 3,26%

Salário médio do Paraná foi o que mais cresceu na região Sul em 2023

Imagem de destaque
OUTONO

Outono será com veranicos, nevoeiro e geadas

Imagem de destaque
RECORDE

Agências do Trabalhador têm 20,2 mil vagas com carteira assinada no Paraná


Além da questão da segurança, a gerente também destaca que a medida ajuda a divulgar o trabalho dos guias turísticos. “As informações dos guias credenciados ficarão expostas no site do IAT, incluindo serviços oferecidos e locais de atuação. Assim, os interessados em conhecer algum dos parques poderão usar o site para ter a certeza de que estão escolhendo entre os profissionais certificados pelo instituto”, afirma.


Essas medidas serão aplicadas em todas as 28 UCs delimitadas pelo Governo do Estado por meio do projeto Parques Paraná. Criada pelo IAT, a iniciativa procura conectar a sociedade com o desenvolvimento sustentável por meio da promoção de atividades turísticas nas UCs do Estado.


PARANÁ AVENTURA – A iniciativa integra o projeto Parques Paraná. A ação oferece atividades que misturam a adrenalina com o contato com a natureza por meio do eixo temático Paraná Aventura, desenvolvido em parceria com o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/PR), Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e com a Secretaria de Estado do Turismo (Setu).


O Paraná Aventura busca regulamentar e qualificar a oferta de atividades de turismo de aventura em Unidades de Conservação, por meio da realização de ações que garantam a aplicação de normas de segurança, capacitação de profissionais, orientação e uso correto das empresas de turismo de aventura, para que tenham as certificações necessárias, priorizando sempre a segurança e a experiência do visitante, sem esquecer da preservação dos patrimônios naturais.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá