Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Com sonho de estudar medicina, jovem de Maringá embarca para a Rússia

19/02/18 às 16:18 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Um estudante de Maringá (PR) está bem próximo de realizar seu sonho: tornar-se médico. O primeiro passo já foi dado e Benjamin Janes de Souza, de 18 anos, vai embarcar com destino à Rússia para cursar medicina no próximo dia 20 de fevereiro. “No ensino médio não queria fazer nenhuma faculdade, queria abrir uma loja e tocar minha vida. Mas tive um problema de saúde muito grade e enfrentei dificuldades com médicos e clínicas que não me atendiam. Foi um gatilho para querer fazer medicina e evitar que alguém com o mesmo problema passasse pelo que eu passei”, conta. 

O jovem vai estudar na Universidade Médica Estatal de Kursk, considerada uma das melhores da Rússia e líder no ensino em inglês. A escolha pelo país europeu se deu pela estrutura da faculdade e qualidade do curso. “Vai ser uma evolução pessoal muito grande, já que vou aprender uma nova língua e cultura”, afirma.

Com as malas prontas, resta agora encontrar com outros brasileiros no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, no dia 20 de fevereiro e partir rumo à realização do sonho. 

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

Qualidade e excelência

No total, mais de 100 médicos brasileiros já se graduaram pela Instituição e agora atuam em hospitais e clínicas nos quatro cantos do país. Outros 500 estudam atualmente medicina em inglês na Universidade Médica Estatal de Kursk.

Todos os alunos embarcaram com o suporte da Aliança Russa, representante oficial das universidades russas no Brasil. A agência é a responsável pelo processo seletivo e por todos os trâmites para que o aspirante a médico conquiste a tão sonhada vaga em medicina.

 Para estudar na Rússia, o aluno precisa desembolsar US$ 3.100 por semestre, valor que inclui seguro médico e moradia universitária. No total, o custo de vida fica em aproximadamente R$ 600 mensais. O curso de medicina na Universidade Médica Estatal de Kursk tem carga horária superior a 11400 horas, maior do que no Brasil, e é todo lecionado em inglês.

 Sistema de ensino

Os alunos que desejam cursar a universidade em Kursk devem estar atentos ao formato do ensino. Bastante diferente do Brasil, a carga horária é muito mais puxada e a metodologia de avaliação tem outro formato. Por lá, os alunos não podem ter faltas ou carregar matérias não concluídas para os próximos semestres.

 O sistema de notas vai de 0 à 5, sendo 3 a nota minimamente satisfatória. O estudante que não obtiver o aproveitamento mínimo, deve automaticamente refazer aquela aula até obter a nota necessária. Caso contrário, não estará apto para fazer as avaliações de final de semestre e exames gerais.

 A alta qualidade é comprovada pela taxa de alunos brasileiros que são aprovados em sua primeira tentativa no Revalida, Sistema de Revalidação de Diplomas Médicos, para atuar no Brasil. Cerca de 80% dos estudantes obtém o registro no Conselho Regional de Medicina, no mesmo ano em que chegam. O diploma é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde. Vale também lembrar que a Rússia faz parte do tratado de Bolonha, tendo seu diploma reconhecido em todo o continente europeu.

Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá