Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Comando dos Bombeiros emite nota por oficial morto em acidente

13/10/17 às 18:59 - Escrito por Da Redação
siga o Tarobá News no Google News!

O comando do 6º Subgrupamento de Bombeiros Independente, sediado em Umuarama, emitiu uma nota de pesar pela morte do bombeiro Gilmar Marques Magalhães, de 36 anos, que morreu em um acidente de trânsito na madrugada desta sexta-feira (13) na PR-082, em Icaraíma. O soldado do Corpo de Bombeiros de Umuarama e pilotava uma motocicleta esportiva.

“Nesse pouco tempo de serviço prestado a sociedade paranaense (cinco anos), o Soldado Magalhães participou de diversas operações de resgate, salvamento e combate a incêndio, sempre oferecendo a maior e melhor qualidade nos seus atendimentos, exercendo suas funções dentro do mais alto padrão, característico de um Bombeiro Militar, mas que com o Soldado Magalhães fica sempre enaltecido”, disse o major Fábio Roberto de Azevedo Thereza no comunidado. 

O caso

Leia mais:

Imagem de destaque
AVALIAÇÃO

Pesquisa Quaest mostra Ratinho Jr com 79% de aprovação

Imagem de destaque

PCPR incinera 1,2 tonelada de drogas em Guaíra

Imagem de destaque
SATISFAÇÃO

Litoral do Paraná atendeu expectativas de mais de 90% dos turistas, mostra pesquisa

Imagem de destaque
COMBATE

Sanepar realiza mutirão contra a dengue em 30 cidades neste sábado

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Magalhães pilotava a Yamaha Yzf-R1 quando teria perdido o controle da direção em uma curva e caído em uma ribanceira. A PRE foi acionada às 9h, quando funcionários de uma usina perceberam que o acidente havia ocorrido. Ao chegar no local, Magalhães já estava em óbito e teve o corpo encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML).

Veja abaixo a íntegra da nota do Corpo de Bombeiros

“É enlutado e com imenso pesar que o Comando do 6º SubGrupamento de Bombeiros Independente, sediado em Umuarama, noticia a morte do Soldado Bombeiro Militar Gilmar Marques Magalhães, na madrugada dessa sexta-feira, na rodovia PR-082 Km604, entre Ivaté e Icaraíma, quando voltava sozinho de Porto Camargo com sua moto Yamaha R1, e não conseguiu fazer a curva, saindo da pista, atingindo uma ribanceira e encontrando um anteparo. Presume-se que o acidente ocorreu na noite de quinta-feira, 12 de outubro, mas só na manhã de hoje, sexta-feira, 13 de outubro, é que foi encontrado por um morador da região.

O Soldado Magalhães era natural de Moreira Sales, nascido em 07 de agosto de 1981, tem um filho de aproximadamente dez anos, que mora com a mãe em Curitiba. Iniciou e concluiu o Curso de Formação de Soldado Bombeiro Militar no ano de 2012, e a partir de então integrou as forças de resposta a emergência a sinistros e desastres do Corpo de Bombeiros aqui sediado, vindo a prestar serviço também na 2ª Seção de Bombeiros, sediado no município de Altônia.

Nesse pouco tempo de serviço prestado a sociedade paranaense, o Soldado Magalhães participou de diversas operações de resgate, salvamento e combate a incêndio, sempre oferecendo a maior e melhor qualidade nos seus atendimentos, exercendo suas funções dentro do mais alto padrão, característico de um Bombeiro Militar, mas que com o Soldado Magalhães fica sempre enaltecido.

Militar que buscava permanentemente sua especialização e aprimoramento, formou-se no Curso de Socorrista, no ano de 2014, na Unidade do Corpo de Bombeiros em Foz de Iguaçu, recém formado no Curso de Condutor de Veículos de Emergência, no mês de setembro de 2017, na Unidade do Corpo de Bombeiros em Londrina, função essa que já exercia na Instituição, o que mostra sua dedicação e responsabilidade, por assumir uma função tão exigida e de altíssima responsabilidade, pelos valores que conduz, em especial os valores humanos de sua própria vida e de seus companheiros. Estava aprovado no concurso interno e pronto para iniciar o Curso de Guarda Vidas, que se realizará sua primeira fase na Unidade do Corpo de Bombeiros no em Cascavel, no final do mês de outubro, e a segunda fase já no litoral paranaense, no mês de dezembro, servindo durante a operação Verão Paraná, atividade que já exerceu em caráter voluntário na Costa Noroeste, na região de Umuarama.

Lidamos com a morte em nossa profissão, não somos indiferentes e insensíveis, mas temos de ser fortes e estender a mão e tentar propiciar o conforto. Quando a morte se faz presente em nossa própria família, como hoje, lidar com ela nos exige muito mais, nos fragiliza impiedosamente, pois é uma parte de nós mesmo que nos deixa. O irmão Magalhães nos deixa, mas mais que isso, deixa sua história marcada na vida do Corpo de Bombeiros, como Instituição, e de cada membro dessa Instituição, como Bombeiro, profissional, companheiro, amigo e irmão. Seu nome está gravado em nossos corações. Obrigado por ter servido conosco, obrigado a Deus por nos permitir conviver com o Soldado QPM 2-0 Gilmar Marques Magalhães.

Encontramos no livro sagrado, a Bíblia, uma das verdades prementes, que todos enfrentaremos, como se vê em Eclesiastes 8:8: “Ninguém pode dominar o vento, nem segurá-lo. Assim também ninguém pode evitar a morte, nem deixá-la para outro dia. Nós temos de enfrentar essa batalha, e não há jeito de escapar.” (NTLH).

Parece que tudo só é dor no final, e hoje dói muito em toda nossa família Bombeiro, mas as mesmas escrituras nos mostram que essa verdade é pra dar sentido ao plano original, e muito nos conforta quando tomamos ciência da promessa em 1 Coríntios 15:54-55:  “Assim, quando este corpo mortal se vestir com o que é imortal, quando este corpo que morre se vestir com o que não pode morrer, então acontecerá o que as Escrituras Sagradas dizem: “A morte está destruída! A vitória é completa!” “Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu poder de ferir?” (NTLH).

Temos em nosso coração que o irmão Magalhães foi recebido e está na presença de Deus, e sua memória nos acompanhará a partir daqui.

O velório do Soldado Gilmar Marques Magalhães será na Igreja Batista Nacional, no município de Moreira Sales, onde reside sua mãe, a partir das 22h30, e o enterro será na manhã de 14 de outubro, no cemitério dessa mesma cidade.

Que Deus esteja conosco e o Espírito Santo conforte toda a família, de sangue e do Corpo de Bombeiros.”

Por: Major QOBM Fábio Roberto de Azevedo Thereza – Comandante do 6ºSubgrupamento de Bombeiros Independente

© Copyright 2023 Grupo Tarobá