Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Começa etapa de enchimento do reservatório da PCH Bela Vista

07/04/21 às 12:39 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

A Pequena Central Hidrelétrica Bela Vista recebeu autorização ambiental do Instituto Água e Terra (IAT) e inicia, nesta quarta-feira (7), os procedimentos para enchimento do reservatório. O empreendimento está sendo instalado pela Copel no rio Chopim, entre os municípios de Verê e São João, no Sudoeste do Paraná. 

Com R$ 224 milhões em investimentos, a PCH Bela Vista também inicia neste mês a etapa de testes pré-operação na primeira das três unidades geradoras de energia (comissionamento). A usina terá 29,8 MW de capacidade instalada, vai produzir eletricidade para atender cerca de 100 mil pessoas e entrará em operação antes do prazo previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A preparação para a formação do reservatório começa nesta quarta-feira, mas os trabalhos podem durar até uma semana, dependendo da vazão do rio Chopim e das condições climáticas na região. O primeiro passo é testar o funcionamento das comportas que vão permitir o represamento de parte da água que chega à barragem da PCH. 

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Trabalhador sofre traumatismo craniano ao ser atingido por árvore

Imagem de destaque
SAIBA QUAIS

Outono começa com previsão de geada para 3 regiões

Imagem de destaque
REDE ESTADUAL

Estudantes agora podem pedir transferência de colégio de forma online

Imagem de destaque
VEJA RANKING

Maringá é a cidade com melhor saneamento do Brasil; Paraná tem 5 municípios no top 15

Essas comportas irão fechar os vãos de concreto construídos na margem esquerda e que serviram para desviar o fluxo do rio durante a construção da barragem.

Com isso, a vazão de água abaixo da barragem será reduzida ao limite mínimo permitido pelo IAT e a área destinada ao reservatório será alagada. Quando a represa atingir o nível máximo previsto em projeto, a vazão do rio Chopim será regularizada já nas condições esperadas para a fase de operação da Usina.

O reservatório terá área de 266 hectares - sendo que, deste total, 177 hectares correspondem ao espaço já ocupado naturalmente pelo rio. Então, a previsão de alagamento é de somente 89 hectares. Ao redor de toda a represa, será mantida uma faixa de 100 metros de vegetação compondo a área de preservação permanente.


SEGURANÇA – Como medida de segurança, durante o período de realização de manobras para formação do reservatório, a população deve ficar longe das áreas desapropriadas pela PCH, que serão alagadas. Também é importante evitar o uso do rio para pesca (embarcada ou de barranco) e atividades de lazer, em especial nas áreas próximas às estruturas da hidrelétrica.

A energia a ser gerada na hidrelétrica será levada até a subestação existente em Dois Vizinhos através de uma linha de distribuição em alta tensão (138 mil volts) com 18 km que passa por Verê, São Jorge D’Oeste e Dois Vizinhos.

PONTE DA INTEGRAÇÃO  Com o início do enchimento, a partir do dia 7 de abril, a travessia sobre o rio Chopim na área do reservatório deixa de ser feita por balsa e passa a ser feita pela nova ponte que faz a integração entre os municípios de Verê e São João.

O tráfego na ponte estará liberado somente para veículos leves, das 7h30 às 18h - horário de funcionamento da balsa que operava no local. Quando a usina entrar em operação, a passagem será liberada para todos os veículos, leves e pesados, e para pedestres. 

A ponte de 200 metros foi construída pela Copel atendendo a uma reivindicação antiga da população local, que agora é beneficiada com uma ligação rodoviária segura e gratuita entre os municípios de Verê e São João.

CUIDADOS AMBIENTAIS – Essa importante etapa da obra é coordenada por profissionais especializados, responsáveis por monitorar a segurança das estruturas, dos procedimentos adotados e, também, as condições ambientais no local.

Como a elevação do nível da água é gradual, a maior parte dos animais consegue se deslocar para as matas existentes nas proximidades. No entanto, caso algum animal doente ou com dificuldade de locomoção permaneça na área a ser alagada, equipes de prontidão fazem o resgate e encaminham-no para um centro de triagem onde é examinado por biólogos e veterinários.

Os animais saudáveis são devolvidos à natureza seguindo critérios técnicos. O cuidado estende-se também aos peixes, que são monitorados durante todo o período.

Outro trabalho realizado nessa fase é o monitoramento da estabilidade das margens do rio e da qualidade da água por meio de inspeções periódicas, coleta e análise de amostras.


© Copyright 2023 Grupo Tarobá