Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Comunidade portuária do Paraná discute sistema de integração

13/12/19 às 14:42 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Empresários que importam e exportam produtos via Porto de Paranaguá participaram nessa sexta-feira (13) de uma discussão sobre a implantação de um sistema de troca de dados da comunidade portuária. Paranaguá foi escolhido entre quatro portos brasileiros para receber o projeto, que faz parte de um programa do governo britânico para facilitar o comércio internacional com o Brasil.

“A intenção é integrar os diferentes agentes envolvidos e dar maior eficiência aos terminais portuários do país”, explica o secretário nacional de portos, Diogo Piloni, que apresentou o projeto em Brasília.

Segundo o diretor empresarial da empresa pública Portos do Paraná, André Pioli, o debate com empresários, autoridade portuária e órgãos de fiscalização é essencial para a construção de um sistema eficaz. “O projeto deve ser construído com a participação de todos e permitir a troca de dados e agilidade na comunicação entre as partes”, disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
DENGUE

Novo boletim registra mais 37 óbitos e 34,2 mil casos no Paraná

Imagem de destaque
URGÊNCIA

Hemepar pede doações de sangue em todo PR; saiba como ajudar

Imagem de destaque
PRIMEIRO BIMESTRE

Comércio paranaense cresceu 6,9% nos primeiros meses de 2024, melhor resultado do Sul

Imagem de destaque
CERIMÔNIA CIVIL

Casamento comunitário é realizado na Cadeia Pública de Paranavaí

A reunião em Paranaguá, reuniu representantes do Ministério da Agricultura, Anvisa, Receita Federal, ProComex, importadores, exportadores, cooperativas e empresas de transporte.

PLATAFORMA PCS - O Port Community System é uma plataforma que conecta múltiplos sistemas usados por diferentes organizações envolvidas na atividade portuária. Os modelos podem variar para cada porto, mas o objetivo é integrar dados de toda cadeia logística.

“Nosso objetivo é reduzir o tempo atual de importação e exportação, que em média no Brasil é de 10 dias. A meta é diminuir um dia na exportação e dois dias na importação”, adianta John Edwin Mein, coordenador da Aliança Pró-Modernização Logística de Comércio Exterior.

Nesta primeira fase devem ser definidos e mapeadas atividades e oportunidades de melhorias, depois serão mapeados os problemas elencados pela comunidade portuária, para então aplicar os resultados na criação de um sistema de troca de dados.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá