O Governador do Paraná, Ratinho Júnior, assinou nesta terça-feira (29), um decreto estadual liberando o uso de máscaras em ambientes fechados no Paraná. No entanto, o governador deu autonomia para os prefeitos tomarem a decisão conforme a situação de cada município perante a pandemia.
Em Cascavel, haverá a liberação do uso de máscaras a partir das 18 horas desta terça-feira. Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o Prefeito Leonaldo Paranhos afirmou que será publicado no final da tarde desta terça-feira um decreto onde faz essa liberação.
"Tendo em vista os números apresentados hoje a gente tem condição de dar mais um passo [...] Com a decisão do governo do estado em tirar a obrigatoriedade da máscara, e passando para que a SESA possa regularizar alguns departamentos, onde se trata do Covid, acho que podemos avançar. A gente passa a partir das 18 horas, tirar a obrigatoriedade do uso da máscara em Cascavel, e passa para que nossa secretaria municipal possa regulamentar os ambientes internos em que deve ser usado obrigatoriamente", explicou o prefeito Paranhos.
Uma coletiva foi realizada ainda nesta tarde, com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Miroslau Bailak, e com os vereadores do município, marcando a liberação do uso da máscara.
Em Toledo, o Prefeito Beto Lunitti afirmou em um vídeo encaminhado a imprensa que vai acatar integralmente o decreto estadual, liberando o uso de máscaras em ambientes fechados.
Em Foz do Iguaçu, a Secretaria Municipal de Saúde informa que, referente à desobrigação do uso de máscaras, seguirá a orientação estadual. Fica desobrigado o uso de máscaras, a partir de quarta-feira (30), em locais públicos e ambientes fechados, exceto no transporte coletivo e nos serviços assistenciais de saúde. Também fica mantida a sua obrigatoriedade para todo e qualquer cidadão com sintomas respiratórios. O decreto que regulamenta as novas medidas com relação ao uso do equipamento de proteção deverá ser publicado nas próximas horas, no Diário Oficial do Município.
Em Pato Branco, a Prefeitura publicou já nesta tarde um decreto liberando a circulação sem máscaras em ambientes fechados. A medida já está em vigor. O uso das máscaras faciais será obrigatório nos serviços de saúde, tais como unidades de saúde, hospitais, farmácias, clínicas, consultórios e laboratórios, por pessoas com sintomas virais, em ambientes abertos e fechados e, recomenda-se, em veículos de transporte coletivo.
Em Marechal Cândido Rondon, o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados já está liberado desde o dia 10 de março, quando o Prefeito Marcio Rauber emitiu um decreto permitindo a não utilização das máscaras.
Em Guarapuava, foi emitido um decreto permitindo o não uso da máscara em ambientes fechados, permanecendo em alguns locais a recomendação do uso do acessório. A prefeitura recomenda o uso em unidades de saúde, hospitais, farmácias, clínicas, consultórios, laboratórios e afins e no transporte coletivo de passageiros.
Permanece obrigatória a utilização de máscaras de proteção por pessoas que apresentem sintomas da COVID-19 em quaisquer ambientes – abertos (ambientes ao ar livre) ou fechados.
Em Campo Mourão, um decreto será publicado ainda nesta terça-feira, onde se dispensa o uso de máscaras em locais fechados. Permanece a obrigatoriedade do uso do EPI em locais de serviços de assistência à saúde e pessoas que apresentarem sintomas característicos.
Em Nova Laranjeiras, a Prefeitura fez a liberação do uso de máscaras em locais fechados, deixando o uso como facultativo. Fica obrigatório a utilização em estabelecimentos de saúde públicos ou privados.
Em Londrina, o uso de máscaras em locais fechados também foi liberado, entretanto, ainda se faz necessário a utilização de máscara nos serviços de saúde.
Em Maringá o uso de máscara em locais fechados não será obrigatório. A mudança foi aprovada devido à estabilidade do quadro da pandemia. O uso permanece obrigatório em unidades básicas de saúde, hospitais, farmácias, clínicas, consultórios e laboratórios, nos meios de transporte coletivo de passageiros e respectivos locais de acesso, embarque e desembarque e por qualquer pessoa que apresente sintomas da Covid-19 ou gripais - como febre, dor de cabeça e tosse - em ambientes fechados e abertos.
Em Curitiba, a Prefeitura já liberou desde segunda-feira (28), o uso de máscaras em ambientes fechados, antes mesmo do decreto estadual.
Em Ponta Grossa, já está vigorando o novo decreto da Prefeitura, que libera a circulação sem máscaras também em ambientes fechados.
Em Francisco Beltrão foi acatado o decreto estadual, que libera o uso de máscaras em ambientes fechados.
Outros municípios da região também devem liberar o uso de máscaras, por meio de decretos. Para quem tem dúvidas se sua cidade flexibilizou ou não o uso da máscara, basta ligar no prefeitura, que será informado sobre a liberação ou não.
Matéria em constante atualização.