Londrina
Cascavel

Tarobá FM

  • Londrina
  • Cascavel

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso realiza primeira reunião do ano

30/01/18 às 16:27 - Escrito por Redação Tarobá News

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) realizará, nesta quinta-feira (1º), às 8h30, a primeira reunião do ano. O encontro será no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região oeste, localizado na Rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes.

Entre as pautas da reunião, está a apresentação dos recursos recebidos pelo Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI) durante o recesso, além de reiteração de decisões já debatidas anteriormente sobre a prioridade para aplicação do dinheiro em projetos. 

A presidente do CMDI, Luciana Ferreira Alvarez, afirmou que outros temas também serão debatidos e reforçados, como a questão da violência financeira que costuma afetar a população idosa. “O Conselho e a Secretaria do Idoso já trabalham frequentemente essa questão preventiva, oferecendo, por exemplo, palestras sobre educação financeira nos CCIs”, contou. Segundo Luciana, a população idosa sofre muito com isso, especialmente por parte de empresas financeiras. “Queremos retomar essa discussão, e planejar a promoção de ações de conscientização da sociedade em geral, além de métodos de prevenção a esse tipo de assédio”, completou. 

Durante o encontro, as comissões do Conselho montarão, ainda, seu cronograma de trabalho e planejamento de ações para 2018. “Daremos andamento e continuação aos trabalhos iniciados no ano passado. Tivemos grandes avanços em 2017, e queremos continuar esse ano, fomentando ações em prol dos direitos da pessoa idosa, e dando andamento a ações prioritárias já debatidas em reuniões anteriores”, destacou a presidente do CMDI. 

Sobre o Conselho – O CMDI foi instituído pela Lei nº 7.841, de setembro de 1999, e conta com 22 membros, mais seus respectivos suplentes. Entre os objetivos do Conselho, estão a formulação da política de promoção, proteção e defesa dos direitos do idoso e o estabelecimento de prioridades de atuação e de definição da aplicação dos recursos públicos federais, estaduais e municipais destinados às políticas sociais básicas de atenção ao idoso. É também de responsabilidade do órgão o gerenciamento do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso. 

(informações do N.Com)

© Copyright 2022 Grupo Tarobá