Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Contra fome e desperdício, restaurante cria geladeira solidária no Paraná

15/12/17 às 09:27 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O restaurante de comida italiana Cumbuca, no centro de Campo Mourão, deu início hoje (13) ao projeto “Geladeira Solidária”. Com o objetivo de  reduzir o desperdício do próprio restaurante e ajudar a matar a fome de que mais precisa, a geladeira comunitária foi instalada em frente ao local. Conforme explica o idealizador do projeto, Giancarlo Moraes Scattu, ela fica acessível tanto para quem quer doar alimentos,quanto para aqueles que quiserem retirá-los gratuitamente, entre às 9h e às 22h30 da noite.

Scattu conta que tudo começou quando sua prima o enviou um vídeo que mostrava uma iniciativa similar a dele realizada por uma proprietária de restaurante na China. Segundo ele, a empresária, agoniada com o contraste entre o desperdício de seu próprio estabelecimento e o cenário de fome em que muitas pessoas viviam,  resolveu colocar uma geladeira em frente ao seu negócio a abastecendo diariamente com as comidas que sobravam no restaurante mas que estavam aptas para o consumo. Em pouco tempo, os clientes também aderiram a ideia e a ajudavam a manter a geladeira.

O mesmo ocorreu hoje, no dia de estréia do projeto. “Nós colocamos alguns alimentos, mas os próprios clientes em vez de levarem sua marmita para casa, aderiram a ideia e doaram para a geladeira”, comemora o idealizador. Ele diz que desde que conheceu a iniciativa com o vídeo, queria trazê- la para Campo Mourão, mas que só agora teve oportunidade de por em prática – graças a troca de uma geladeira do restaurante que deixou disponível a que foi destinada ao projeto.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Detran-PR vai leiloar 344 veículos para circulação em vias públicas em abril

Imagem de destaque
SAÚDE

Boletim da dengue confirma 22 mil novos casos e mais 18 óbitos no estado

Imagem de destaque
POLICIAL

PRF inicia Operação Semana Santa 2024 no Paraná

Imagem de destaque
ECONOMIA

PIB do Paraná cresce o dobro da média nacional em 2023, com alta de 5,8%

Se depender do sucesso do projeto no perfil do restaurante nas redes sociais, a iniciativa vai longe. A postagem que anuncia a instalação da geladeira solidária em pouco mais de 5 horas já alcançou mais de 500 curtidas, quase 200 compartilhamentos e dezenas de comentários parabenizando a ideia. Segundo Scattu, várias pessoas mandaram mensagem para o perfil da empresa interessadas em realizar doações. Ele comemora a ajuda, “sozinho nós não temos condições de conseguir mantê-la, precisamos da colaborações de todos”, explica.

O que doar 

Qualquer alimento cozido pode ser doado desde que esteja devidamente embalado, próprio pra consumo e com a data de cozimento na embalagem. Frutas, legumes e líquidos também são bem vindos. As restrições são apenas quanto a bebidas alcoólicas e  carnes, peixes e ovos crus. Para doar, basta ir até o restaurante e colocar o alimento na geladeira. Qualquer um que precise, pode ir até o local e retirar o alimento sem necessitar de prévia autorização ou identificação para isso.

Serviço:

Geladeira Solidária (Cumbuca Cozinha Italiana)

Av. Irmãos Pereira, 631, em frente ao Colégio Integrado

Horário: 9h às 22h30

© Copyright 2023 Grupo Tarobá